A apropriação da leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental: desafios e possibilidades

Autores

  • Beatriz Carmo Lima de Aguiar Universidade Estadual de Londrina
  • Cynthia Graziella Guizelim Simões Girotto UNESP Campus Marília

Palavras-chave:

Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Apropriação da Leitura e da Escrita. Alfabetização.

Resumo

Este artigo revisita a temática atual e emergencial no contexto das escolas brasileiras: a apropriação da leitura e escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Por ser de natureza ampla e complexa, não temos a pretensão de esgotar a discussão e sim a de debater sobre seus desafios e possibilidades. Entendemos a língua como algo vivo, pulsante, dinâmico e que faz parte do ser humano e de suas relações. Discorremos sobre a linguagem, a apropriação da cultura pelos sujeitos e a apropriação da leitura e escrita, ao realizar uma reflexão sobre o ensino da língua materna, e evidenciar o papel fundamental que ocupa o professor, ou o adulto mais experiente nas relações aí estabelecidas na direção da conquista da alfabetização pelas crianças. Palavras-chave: Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Apropriação da Leitura e da Escrita. Alfabetização.

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Biografia do Autor

Beatriz Carmo Lima de Aguiar, Universidade Estadual de Londrina

Doutoranda em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista (UNESP/ Marília), Mestre em Educação pela UNESP de Marília /SP (2002), Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina (2005) e em Ciências Sociais também pela Universidade Estadual de Londrina (1995). Atua como professora titular no Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Londrina ministrando a disciplina de Alfabetização. Atuou como pesquisadora na Educação Infantil. Tem experiência na área da Educação com ênfase em Alfabetização e Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Cynthia Graziella Guizelim Simões Girotto, UNESP Campus Marília

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1992), mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1995) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999). Atualmente é professora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Câmpus de Marília, onde integra o programa de Pós Graduação em Educação, liderando linha de pesquisa do grupo "Processos de leitura e de escrita: apropriação e objetivação". Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino e Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: didática do ensino de língua materna, apropriação da leitura e da escrita, atividades de leitura literária, literatura infantil de 0 a 10 anos, projetos de leitura e escrita e formação de professores da Educação Infantil e dos anos Iniciais do Ensino Fundamental.

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Publicado

2016-08-30

Como Citar

Aguiar, B. C. L. de, & Girotto, C. G. G. S. (2016). A apropriação da leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental: desafios e possibilidades. Momento - Diálogos Em Educação, 24(1), 41–58. Recuperado de https://periodicos.furg.br/momento/article/view/5015

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