A apropriação da leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental: desafios e possibilidades

Auteurs-es

  • Beatriz Carmo Lima de Aguiar Universidade Estadual de Londrina
  • Cynthia Graziella Guizelim Simões Girotto UNESP Campus Marília

Mots-clés :

Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Apropriação da Leitura e da Escrita. Alfabetização.

Résumé

Este artigo revisita a temática atual e emergencial no contexto das escolas brasileiras: a apropriação da leitura e escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Por ser de natureza ampla e complexa, não temos a pretensão de esgotar a discussão e sim a de debater sobre seus desafios e possibilidades. Entendemos a língua como algo vivo, pulsante, dinâmico e que faz parte do ser humano e de suas relações. Discorremos sobre a linguagem, a apropriação da cultura pelos sujeitos e a apropriação da leitura e escrita, ao realizar uma reflexão sobre o ensino da língua materna, e evidenciar o papel fundamental que ocupa o professor, ou o adulto mais experiente nas relações aí estabelecidas na direção da conquista da alfabetização pelas crianças. Palavras-chave: Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Apropriação da Leitura e da Escrita. Alfabetização.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Beatriz Carmo Lima de Aguiar, Universidade Estadual de Londrina

Doutoranda em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista (UNESP/ Marília), Mestre em Educação pela UNESP de Marília /SP (2002), Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina (2005) e em Ciências Sociais também pela Universidade Estadual de Londrina (1995). Atua como professora titular no Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Londrina ministrando a disciplina de Alfabetização. Atuou como pesquisadora na Educação Infantil. Tem experiência na área da Educação com ênfase em Alfabetização e Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Cynthia Graziella Guizelim Simões Girotto, UNESP Campus Marília

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1992), mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1995) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999). Atualmente é professora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Câmpus de Marília, onde integra o programa de Pós Graduação em Educação, liderando linha de pesquisa do grupo "Processos de leitura e de escrita: apropriação e objetivação". Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino e Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: didática do ensino de língua materna, apropriação da leitura e da escrita, atividades de leitura literária, literatura infantil de 0 a 10 anos, projetos de leitura e escrita e formação de professores da Educação Infantil e dos anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Références

REFERÊNCIAS

ARENA, D. B. Palavras grávidas e nascimentos de significados: a linguagem na escola. IN: MENDONÇA, S. G. de L; MILLER, S. (Org.) Vigotski e a escola atual: fundamentos teóricos e implicações pedagógicas. Araraquara (SP): J.M. Editora, 2006. p. 169-180.

BAKHTIN, Mikhail; VOLOCHÍNOV, V. N. Marxismo e filosofia da linguagem. 5. ed. São Paulo: Hucitec, 1990.

BOZHÓVICH, L. As etapas de formação da personalidade na ontogênese. In: SHUARE: DAVIDOV (Org.) La psicologia evolutiva y pedagógica em La URSS. Antología. URSS: Moscú, Editorial Progresso, 1987. p. 250-273

BRASIL. Ensino Fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Departamento de Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: FNDE, Estação Gráfica, 2007.

DAVYDOV, V.V.; SLOBODCHIKOV, V.I.;TSUKERMAN, G. A. O aluno das séries iniciais do Ensino Fundamental como sujeito da atividade de estudo. Journal of Russian and East European Psychology, vol 41, no.4, julho-agosto 2003. p. 1-11.

DUSAVITSKII, A. K. Educação desenvolvente e a sociedade aberta. Journal of Russian and East European Psychology, vol 41, no.4, July-august 2003, p 1-9.

GERALDI, J. W. Concepções de linguagem e ensino de português. In: GERALDI, J. W. (Org.). O texto na sala de aula. 4.ed. SP: Ática, 2006.

JOLIBERT, J. Formando crianças leitoras. Porto Alegre: Artmed. Vol 1. 1994.

LEONTIEV, Alexis. O homem e a cultura. IN: LEONTIEV, Alexis. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Livros Horizonte, 1978. p. 261- 284.

LURIA, A. R. O desenvolvimento da escrita na criança. In: VIGOTSKI, L.S., LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 4. ed. São Paulo: Ícone: Universidade de São Paulo, 1998. p. 143-189.

MELLO, Suely Amaral. A escola de Vygotsky. In: CARRARA, Kester. Introdução à psicologia da Educação. SP: Ed. UNESP. 2000 (cap. V, p.135-155).

______. Produção de textos nas séries iniciais: contribuições da escola de Vygotsky. In: MORTATTI, Maria do Rosário (Org.) Atuação de professores: propostas para ação reflexiva no ensino fundamental. Araraquara, JM Editora, 2003. p. 23-52.

MILLER, S.; MELLO, S. A. O desenvolvimento da linguagem oral e escrita em crianças de 0 a 5 anos. Curitiba/PR: Pró-Infantil Editorial, 2008.

VOLOCHÍNOV, Valentin N.; BAKHTIN, M. Palavra própria e palavra outra na sintaxe da enunciação: A palavra na vida e na poesia. Introdução ao problema da poética sociológica. São Carlos: Pedro & João Editores, 2011.

VYGOTSKY, L. S.; LURIA, A.R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem. São Paulo: Ícone, 2001.

VYGOTSKY, L. S. A pré-história do desenvolvimento da linguagem escrita. In: Obras escogidas. Madrid: Visor, 1995, v. III, p. 183-206.

Téléchargements

Publié-e

2016-08-30

Comment citer

Aguiar, B. C. L. de, & Girotto, C. G. G. S. (2016). A apropriação da leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental: desafios e possibilidades. Momento - Diálogos Em Educação, 24(1), 41–58. Consulté à l’adresse https://periodicos.furg.br/momento/article/view/5015

Numéro

Rubrique

Artigos