A apropriação da leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental: desafios e possibilidades
Palabras clave:
Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Apropriação da Leitura e da Escrita. Alfabetização.Resumen
Este artigo revisita a temática atual e emergencial no contexto das escolas brasileiras: a apropriação da leitura e escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Por ser de natureza ampla e complexa, não temos a pretensão de esgotar a discussão e sim a de debater sobre seus desafios e possibilidades. Entendemos a língua como algo vivo, pulsante, dinâmico e que faz parte do ser humano e de suas relações. Discorremos sobre a linguagem, a apropriação da cultura pelos sujeitos e a apropriação da leitura e escrita, ao realizar uma reflexão sobre o ensino da língua materna, e evidenciar o papel fundamental que ocupa o professor, ou o adulto mais experiente nas relações aí estabelecidas na direção da conquista da alfabetização pelas crianças. Palavras-chave: Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Apropriação da Leitura e da Escrita. Alfabetização.Descargas
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