A leitura de histórias na infância: estudo da interação mãe-criança a partir de uma perspectiva sociocultural construtivista

Auteurs-es

  • Denise Maria Maciel Leão Universidade Federal do Rio Grande

Mots-clés :

Letramento infantil. Interação mãe-criança. Abordagem sociocultural construtivista

Résumé

Na abordagem sociocultural construtivista do desenvolvimento humano, a criança constrói meios de ação com familiares significativos e membros da comunidade que desempenham papéis de agentes de socialização, provendo meios para o aprendizado através das suas interações e das zonas de atividade proporcionadas por estes. Os conhecimentos das funções e usos da linguagem escrita e a formação de atitudes sobre sua utilidade são co-construídos primariamente a partir das experiências com a leitura e escrita em casa e na comunidade. Dentre esses agentes de socialização, consideramos as mães adultos significativos importantes no processo de co-construção da linguagem escrita na infância. O objetivo deste trabalho foi investigar a importância das interações da díade (mãe-criança) durante sessões estruturadas de leitura de histórias infantis. As sessões foram padronizadas em tipos de participação convencionalizadas, mas ao mesmo tempo, dinâmicas, uma vez que cada díade mostrou-se única em sua forma de interagir.

Téléchargements

Biographie de l'auteur-e

Denise Maria Maciel Leão, Universidade Federal do Rio Grande

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (1990), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1996) e doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília (2006). É professora adjunta do curso de Psicologia do Instituto de Ciências Humanas e da Informação da Universidade Federal do Rio Grande (FURG-RS).

Téléchargements

Publié-e

2014-01-04

Comment citer

Leão, D. M. M. (2014). A leitura de histórias na infância: estudo da interação mãe-criança a partir de uma perspectiva sociocultural construtivista. Momento - Diálogos Em Educação, 21(2), 49–64. Consulté à l’adresse https://periodicos.furg.br/momento/article/view/3272

Numéro

Rubrique

Artigos