No chão da escola: dificuldades e avanços dos professores indígenas no processo educativo
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v28i2.8953Palabras clave:
Kambeba, Educação, ProfessoresResumen
Este trabalho baseia-se em pesquisa realizada na Barreira da Missão, área indígena do Município de Tefé-AM, um estudo desenvolvido com abordagem qualitativa em que buscou analisar quais as estratégias utilizadas pelos professores indígenas da Betel para superar as dificuldades encontradas nas salas de aula durante o trabalho docente. O caminhar metodológico utilizou observação direta e entrevista semiestruturada com o Tuxaua e professores da escola, os quais serão apresentados com as iniciais dos seus nomes. Os resultados nos mostraram as diversas dificuldades, mas os professores superam, por meio da criatividade, a parceria com os pais tornou-se forte aliada para esse fim e a participação do coordenador indígena na SEMED – Tefé tem sido fundamental para pensar as questões educacionais indígenas em âmbitos legais e fortalece o trabalho docente e o protagonismo étnico.Descargas
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