Reflexões de professoras de educação infantil sobre a condição feminina na docência

Autores/as

  • Kelly Jessie Queiroz Penafiel Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
  • Claudiane Alencar da Silva Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
  • Marli Lúcia Tonatto Zibetti Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v28i3.8814

Palabras clave:

Mulheres, Professoras, Educação Infantil

Resumen

A pesquisa teve como objetivo investigar como as professoras que atuam na Educação Infantil em escolas municipais de Vilhena, Rondônia, compreendem o seu próprio trabalho e as questões de gênero no âmbito da docência. O trabalhou seguiu a abordagem qualitativa e utilizou como instrumento de coleta de dados a entrevista. Participaram do estudo quatro professoras. Os resultados demonstram concepções reducionistas sobre o protagonismo feminino na docência e uma associação da figura materna, carinhosa e abnegada, ao ideal de professora. As constatações se sustentam na concepção da “inclinação natural” da mulher para o cuidado. É notório que a questão de gênero precisa ser explorada nos currículos dos cursos de formação inicial, aprofundando as discussões sobre o tema, com o objetivo de abandonar discursos e práticas que fomentam a desigualdade de gênero.

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Biografía del autor/a

Kelly Jessie Queiroz Penafiel, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Doutoranda em Educação (UFMG). Mestre em Psicologia e graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Professora na Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

Claudiane Alencar da Silva, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

Marli Lúcia Tonatto Zibetti, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Doutora e Meste em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP). Professora da Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

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Publicado

2019-12-18

Cómo citar

Penafiel, K. J. Q., da Silva, C. A., & Zibetti, M. L. T. (2019). Reflexões de professoras de educação infantil sobre a condição feminina na docência. Momento - Diálogos Em Educação, 28(3), 65–86. https://doi.org/10.14295/momento.v28i3.8814

Número

Sección

Dossiê temático