Memória, tradição e identidade: o canto coral no município de São Lourenço do Sul - rs

Autores/as

  • Airton Fernando Iepsen Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Rogério Piva da Silva

Palabras clave:

Memória. Tradição. Identidade. Canto Coral. Cultura Alemã.

Resumen

A herança patrimonial alemã está presente em vários aspectos no município de São Lourenço do Sul. Esta herança está representada através do idioma, da arquitetura e da música. Em 31 de outubro de 1857, embarcaram 88 pessoas no porto de Hamburgo para tornarem-se os primeiros colonos de São Lourenço. Ao longo dos anos muitos outros chegaram, predominantemente, Alemães e Pomeranos. Entre as várias manifestações culturais trazidas por estes imigrantes uma, especialmente, se destaca: o Canto Coral. Considerando que o canto coral é uma tradição no município de São Lourenço do Sul que se mantem viva desde a colonização até os dias atuais e também por existirem poucos estudos a este respeito o objetivo deste trabalho foi pesquisar a memória do Canto Coral na região e identificar os que ainda mantem viva esta tradição. Para tanto o estudo está fundamentado em Halbwachs, Nora, Candau, Pollak e Arevalo, entre outros, e foi desenvolvido a partir de um estudo qualitativo, exploratório, bibliográfico e de pesquisa de campo a partir da história Oral.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Airton Fernando Iepsen, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Acadêmico do Curso de Licenciatura em História da Universidade Federal do Rio Grande - UAB/FURG.

Rogério Piva da Silva

Professor Associado da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Doutor em Economia – UAH - Madrid, Mestre e Doutorando em Memória Social e Patrimônio Cultural – UFPEL. Professor da disciplina de Oralidade, Memória e Patrimônio do Curso de Licenciatura em História – UAB/FURG.

Publicado

2017-02-09

Cómo citar

Iepsen, A. F., & da Silva, R. P. (2017). Memória, tradição e identidade: o canto coral no município de São Lourenço do Sul - rs. Momento - Diálogos Em Educação, 25(2), 129–144. Recuperado a partir de https://periodicos.furg.br/momento/article/view/5863

Número

Sección

Artigos