Notas introdutórias sobre a história da educação no município do Rio Grande e a escola da Fábrica Rheingantz

Autores

  • Rogério Piva da Silva Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Márcia Alonso Piva da Silva

Palavras-chave:

História da Educação. Rheingantz. Rio Grande.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar alguns resultados de um estudo ainda embrionário sobre a história da educação no município do Rio Grande e a escola da fábrica Rheingantz. Assim, concentrou-se nos métodos bibliográfico e exploratório com abordagem qualitativa. Como primeiro resultado, pode-se afirmar que o limiar do processo educativo no município data do final no século XVIII, com a aula de primeiras letras do professor Manoel Simões Xavier. Entretanto, até meados do século XIX, menos de 2% da população da cidade tinha acesso ao ensino. Por outro lado, em 1881, foi fundada a escola da fábrica Rheingantz, primeira do gênero no Estado, inicialmente para os funcionários menores de idade, posteriormente, permitiu a matrícula dos filhos de funcionários com menos de 13 anos e, à noite, mantinha aulas para os adultos, proporcionando educação a várias gerações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rogério Piva da Silva, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Professor Associado da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Doutor em Economia – UAH - Madrid, Mestre e Doutorando em Memória Social e Patrimônio Cultural – UFPEL. Professor da disciplina de Oralidade, Memória e Patrimônio do Curso de Licenciatura em História – UAB/FURG.

Márcia Alonso Piva da Silva

Arte Educadora, Pedagoga e Mestranda no Programa de Pós-graduação em História – PPGH/FURG.

Downloads

Publicado

2017-02-09

Como Citar

da Silva, R. P., & Piva da Silva, M. A. (2017). Notas introdutórias sobre a história da educação no município do Rio Grande e a escola da Fábrica Rheingantz. Momento - Diálogos Em Educação, 25(2), 159–198. Recuperado de https://periodicos.furg.br/momento/article/view/5865

Edição

Seção

Artigos