História e políticas públicas de alfabetização e letramento no Brasil: breves apontamentos com enfoque para o plano nacional de educação

Autores/as

  • Lorita Helena Campanholo Bordignon Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
  • Marilane Maria Wolff Paim Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Palabras clave:

Alfabetização. Letramento. Políticas Públicas. Plano Nacional de Educação.

Resumen

Nesse trabalho buscou-se conhecer melhor a História da alfabetização no Brasil, analisando sob dois aspectos: políticas públicas de alfabetização e objetivos dos Planos Nacionais de Educação (PNE), tendo em vista a importância da alfabetização para o ensino-aprendizagem, seus reflexos nos indicadores da educação e influência na sociedade. Utilizou-se da revisão de literatura enriquecida com dados quantitativos. Os resultados permitiram inferir que o PNE 2001-2010 contribuiu para a melhoria dos índices de alfabetização e acesso à escola, mas deixou um legado de metas inatingidas para o PNE vigente. Assim, numa sociedade onde a alfabetização adquiriu caráter essencial, o atual PNE se depara com objetivos ousados e cabe refletir seus avanços e possíveis entraves no intuito de buscar garantir educação pública com qualidade de acesso e de permanência para todos, enquanto direito previsto, inclusive, constitucionalmente.

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Biografía del autor/a

Lorita Helena Campanholo Bordignon, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Mestranda em Educação na UFFS - Universidade Federal da Fronteira Sul. Especialista em Metodologias Inovadoras Aplicadas à Educação pela Faculdade Internacional de Curitiba-Paraná na área específica de Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental; Especialista em Psicopedagogia Institucional pela UNOPAR - Universidade Norte do Paraná. Possui Especialização em Controle da Gestão Pública Municipal pela UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina e em Coordenação Pedagógica pelo MEC (Ministério da Educação) com parceria com a UFSC e SED (Secretaria de Educação e Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina). Graduada em Pedagogia Licenciatura Plena pelas Faculdades Integradas Católicas de Palmas (PR) e graduada em Artes Visuais Licenciatura Plena pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Atualmente é membro do grupo de pesquisa "Educação, formação docente e processos educativos" da UFFS. Possui experiência no cargo de Secretária Municipal de Educação do município de Santiago do Sul (SC), no cargo de Assistente Técnica Pedagógica na Escola Educação Básica São Tiago e experiência em escolas estaduais e municipais nas disciplinas de Séries Iniciais e Artes. Professora efetiva nas séries iniciais do Ensino Fundamental, na Secretaria Municipal de Educação de Santiago do Sul, no momento, em licença, para cursar o mestrado.

Marilane Maria Wolff Paim, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Planalto Catarinense- UNIPLAC - (1984), mestrado em Educação e Ensino pela Universidade do Contestado (2001) e doutorado em educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS - (2009). Ocupou cargo de Pró- Reitora de Ensino no Ano de 2009/2 a 2010/1 e de 2006 a 2009 foi Chefe do Departamento de Ciências Humanas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Alfabetização, atuando principalmente nos seguintes temas: formação docente; alfabetização;alfabetização de jovens e adultos; práticas pedagógicas; pesquisa;formação, educação básica.Atualmente possui vínculo docente/DE, na Universidade Federal da Fronteira Sul/Campus Erechim. Pesquisadora e líder do Grupo de Pesquisa . Educação, Formação Docente e Processos Educativos. É bolsista CAPES do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID, coordenando o Subprojeto PIBID Pedagogia.

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Publicado

2016-08-30

Cómo citar

Bordignon, L. H. C., & Paim, M. M. W. (2016). História e políticas públicas de alfabetização e letramento no Brasil: breves apontamentos com enfoque para o plano nacional de educação. Momento - Diálogos Em Educação, 24(1), 89–118. Recuperado a partir de https://periodicos.furg.br/momento/article/view/5038

Número

Sección

Artigos