REFLEXÕES SOBRE UMA ESCOLA QUILOMBOLA NA COMUNIDADE DE CASCA/RS
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v29i2.9337Keywords:
Quilombolas, educação, diretrizes curriculares quilombolasAbstract
O presente artigo busca, mediante a apresentação de uma escola localizada no Quilombo de Casca, no Rio Grande do Sul, apresentar tanto a história da escola quilombola, quanto as experiências e práticas escolares nesse contexto, trazendo questionamentos sobre como a escola é percebida na comunidade. A construção do texto apresenta certos questionamentos que envolvem a comunidade quilombola de Casca e que indicam as percepções da própria comunidade com relação à escola, tanto no que se refere aos projetos trabalhados ao longo do ano na escola, como a formação e professoras e professores para pensar as diretrizes curriculares quilombolas. Também são apresentados autores para fundamentar a educação quilombola e conhecer as diretrizes curriculares quilombolas.Downloads
References
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola na Educação Básica, 2012.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Conselho Nacional da Educação. Câmara Nacional de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Ministério da Educação. Secretaria de Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. 2013.
CANDAU, V. M. Direitos humanos, educação e interculturalidade: as tensões entre igualdade e diferença. Revista Brasileira de Educação. v. 13, n. 37. Jan./abr. 2008. p. 45-55.
FONSECA, M. V. A história da educação dos negros no Brasil. Niterói: EdUFF, 2016.
GEERTZ, Clifford 1926, A interpretação das culturas/ Clifford Geertz.- 1.ed. 13 reimpr. Rio de Janeiro: LTC 2008. p .323.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999.
LEITE. Ilka Boaventura.Os quilombos no Brasil: Questões conceituais e normativas. Caderno de textos e debates do NUER nº 7. Florianópolis: NUER/UFSC, 2000.
LEITE, Ilka Boaventura. O legado do testamento: A Comunidade de Casca em perícia. 2ª. Ed.Porto Alegre: Editora da UFRGS: Florianópolis: NUER/UFSC, 2004.
MOURA, Clovis. Rebelião da Senzala.4.ed. Porto Alegre, Mercado Aberto, 1992.
OLIVEIRA, I; PESSANHA, M. J (Org.) Educação e Relações Raciais. Rio de Janeiro/Niterói- 2016
PARÉ, OLIVEIRA, VELLOSO. A educação quilombola para quilombolas: experiências de São Miguel dos Pretos em Restinga Seca (RS) e da comunidade kalunga do engenho II(GO). Cad. Cedes, Campinas, vol.27, n. 72, p. 215-232, maio/ ago. 2007. Disponível em http://www.cedes.unicamp.br
PEREIRA, M.S. Quilombos, revoltas e Fugas: p 113 a 127. Disponível em <https://quilombos.wordpress.com/legislacao> Acessado: em 05.07.2017
SANTOS, Simone Valdete dos; SILVA, Paulo Sérgio da (org.). Proeja Quilombola. Pelotas: Editora Universitária/UFPEL, 2010.
SILVA, G. M.. Currículo Escolar: identidade e Educação Quilombola. Cadernos ANPAE, v. 11, p. 1 - 4, 2011.
SOUZA, B. O. Aquilombar-se: panorama histórico, identitario e político do movimento quilombola brasileiro. Universidade Federal de Brasília. Dissertação de mestrado.2008.
VELÁSQUES, C. "Quilombolas". In: RICARDO, B. e CAMPANILI, M. (Ed.). Almanaque Brasil Socioambiental 2008. Instituto Socioambiental. 2007. p. 234-235.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Momento - Diálogos em Educação
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
À Revista Momento − Diálogos em Educação, ficam reservados os direitos autorais, de todos os artigos nela publicados.