Aspectos históricos do teatro na legislação educacional: uma reflexão teórico-crítica

Autores/as

  • Leonardo Augusto Madureira de Castro Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
  • Isabella Fernanda Ferreira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v28i3.8152

Palabras clave:

Teatro, Legislação, Teoria Crítica

Resumen

Resumo Com o intuito de melhor compreender os caminhos pelos quais o Teatro se desenvolveu dentro do âmbito educacional, este artigo busca nos principais documentos legais, tais como as Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBN) que discorrem sobre arte e educação como a Lei nº 9.394/96 e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), traçar um paralelo entre as discussões de autores da área, como Barbosa e Santana e as principais mudanças e caminhos no qual o Teatro, e em consequência a Arte, sofreu ao longo de tantos anos, buscando deslumbrar possíveis encaminhamentos sobre possibilidades de enfrentamentos e novas perspectivas para a área sem sínteses téoricas em coerência com a dialética negativa proposta pela Teoria Crítica. Palavras-chave: Teatro; Legislação; Teoria Crítica

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Biografía del autor/a

Leonardo Augusto Madureira de Castro, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Leonardo Augusto Madureira de Castro é ator e arte educador, graduado em Artes Cênicas e Dança pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e Mestre em Educação Social pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/CPAN).

Isabella Fernanda Ferreira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Isabella Fernanda Ferreira é Doutora em Educação pela UNESP de Araraquara, Docente Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação – UFMS/CPAN. Docente Colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMS/Campo Grande. Uma das Fundadoras da Rede Nacional de Pesquisa – “NEXOS Teoria Crítica e Pesquisa Interdisciplinar” dividida pelas cinco regiões do Brasil com parceiros internacionais. Líder do “NEXOS – Teoria Crítica e Pesquisa Interdisciplinar – Centro-Oeste/Norte”.

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Publicado

2019-12-18

Cómo citar

Castro, L. A. M. de, & Ferreira, I. F. (2019). Aspectos históricos do teatro na legislação educacional: uma reflexão teórico-crítica. Momento - Diálogos Em Educação, 28(3), 216–229. https://doi.org/10.14295/momento.v28i3.8152

Número

Sección

Artigos de fluxo contínuo

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