Trabalho de conclusão de curso: trabalho interativo na orientação em EAD

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v27i1.7754

Palavras-chave:

Orientação de TCC, Trabalho interativo, Educação a distância.

Resumo

O trabalho de conclusão de curso (TCC) na educação a distância (EaD) é resultado da parceria entre orientando e orientador. Essa interação configura-se na temática desse trabalho, chamando a atenção para o trabalho interativo do orientador. No momento da escrita, o orientando busca apoio e segurança em seu orientador, mas há poucas pesquisas se dedicando a essa relação. Buscamos na literatura, as principais características do trabalho interativo empregadas na orientação de TCC. Analisamos 25 trabalhos, categorizamos as caraterísticas por sua incidência e elencamos as dificuldades que fragilizam a relação afetiva entre orientador-orientando. Nota-se que o orientador precisa entregar um pouco de si ao trabalho. O envolvimento com o aluno, bem como sua dedicação e responsabilidade podem facilitar o relacionamento, e conduzir o percurso de forma dialógica e democrática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Keite Silva de Melo, PUC-Rio, ISERJ/FAETEC, SME-Duque de Caxias.

Doutoranda em Educação pela PUC-Rio, professora do curso de Pedagogia do ISERJ/FAETEC e professora licenciada para estudos pela SME-Duque de Caxias.

Gilda Helena Bernardino de Campos, PUC-Rio.

Coordenadora Central de Educação a Distância (CCEAD PUC-RIO) e professora do Departamento de Educação (PUC-Rio).

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução nº 7 de 11 de dezembro de 2017. Diário Oficial da União. 12/12/2017, seção 1, p. 21. Disponível em: http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=12/12/2017&jornal=515&pagina=21&totalArquivos=132. Acesso em 10 jan. 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução n° 1, de 8 de junho de 2007. Estabelece normas para o funcionamento de cursos de pós-graduação lato sensu, em nível de especialização. Brasília, DF, 2007. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rces001_07.pdf>. Acesso em: 5 abril de 2016.

CAMPOS, Gilda Helena Bernardino de; ZIVIANI, Cilio; SILVA, Eunice de Castro e ROQUE, Gianna Oliveira. Díade mediador-aluno: Relações de cooperação. Tecnologias, sociedade e conhecimento. vol. 1, n. 1, 2013. NIED, UNICAMP. Disponível em: http://www.nied.unicamp.br/ojs/index.php/tsc/article/view/110/98. Acesso em 24 mai. 2017.

CASTRO, Eunice; MELO, Keite Silva de; CAMPOS, Gilda Helena Bernardino de. Afetividade e motivação na docência online: um estudo de caso. RIED. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia. v. 21, n. 1, 2018. Disponível em: <http://revistas.uned.es/index.php/ried/article/view/17415>. Acesso em: 23 jan. 2018.

CANÁRIO, Rui. A escola tem futuro? Das promessas às incertezas. Porto alegre: Artmed, 2006.

Censo EAD.BR: relatório analítico da aprendizagem a distância no Brasil 2016 [livro eletrônico]/[organização] ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância. Curitiba: InterSaberes, 2017. Disponível em: http://abed.org.br/censoead2016/Censo_EAD_2016_portugues.pdf. Acesso em 10 jan. 2018.

COELHO, M. B. . Qualidade Argumentativa: Uma Competência Política na Esfera Pública. In: Ralph Ings Bannell; Rita Vilanova; Claudia Fenerich.. (Org.). A Formação para a Cidadania e os Limites do Liberalismo. Rio de Janeiro: 7 Letras., 2011, v. , p. 7-212.

CONTI, Clícia A. M. e SILVA, Jaci Lima da. Principais desafios da orientação: condições institucionais e relações interpessoais. In: SCHNETZLER, Roseli Pacheco e OLIVEIRA, Cleiton de. Orientadores em foco: o processo da orientação de teses e dissertações em educação. Brasília: Líber Livro Editora, 2010.

DIAS, Wagner Teixeira. Há espaço para construção autoral nos trabalhos de pesquisas escolares. Tese (doutorado). Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de Educação, 2017.

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Notas estatísticas da Educação Superior 2016. Brasília: INEP, 2017. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2016/notas_sobre_o_censo_da_educacao_superior_2016.pdf. Acesso em 10 jan. 2018.

KRAMER, Sônia. Escrita, experiência e formação – múltiplas possibilidades de criação de escrita. IN: ALVES-MAZZOTTI, Alda et al. Linguagem, espaços e tempos no ensinar e aprender. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

MACHADO, Ana Maria Netto. A relação entre autoria e a orientação no processo de elaboração de teses e dissertações. In: BIANCHETTI, Lucídio; MACHADO, Ana Maria Netto. A bússola do escrever. Desafios e estratégias na orientação e escrita de teses e dissertações. 2ª ed. São Paulo: Cortez editora, 2006.

MARINELLI, Célia Regina Gonçalves e CARVALHO, Raquel Alves. Histórias de Orientação: Ética, Responsabilidade e Compromisso com o Campo Científico. In: SCHNETZLER, Roseli Pacheco e OLIVEIRA, Cleiton de. Orientadores em foco: o processo da orientação de teses e dissertações em educação. Brasília: Líber Livro Editora, 2010.

MASSI, Luciana; GIORDAN, Marcelo. Formação do orientador de pesquisas acadêmicas: um estudo bibliográfico nacional e internacional. RBPG, Brasília, v. 14, 2017. Disponível em:

http://dx.doi.org/10.221713/2358-2332.2016.v14.1375. Acesso em 19 jan. 2018.

MILL, Daniel e FIDALGO, Fernando. O trabalho docente virtual como teletrabalho: sobre tempos, espaços e tecnologias. In: FIDALGO, Fernando; OLIVEIRA, Maria Auxiliadora M. e FIDALGO, Nara Luciene Rocha. (orgs). A intensificação do trabalho docente: Tecnologias e produtividade. Campinas, SP: Papirus, 2009.

NÓVOA, António. Os professores e o “novo” espaço público da educação. In: TARDIF, Maurice e LESSARD, Claude (orgs.). O ofício de professor. História, perspectivas e desafios internacionais. 3. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

NUNES, Lina Cardoso. O processo de produção de hipertextos em curso superior: alternativa didática para constituir-se como autor. Educar. Curitiba, n. 25, p. 301-316, 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/er/n25/n25a17.pdf. Acesso em 09 abr. 2017.

QUIXADÁ VIANA, Cleide Maria Quevedo; VEIGA, Ilma Passos Alencastro. O diálogo acadêmico entre orientadores e orientandos. Educação. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. v. 33, n. 3, 2010.

RIBEIRO, Mayra Rodrigues Fernandes; BARBOSA, Joaquim Gonçalves; SANTOS, Edméa. Diário de pesquisa e aprendizagem multirreferencial na cibercultura. In: SANTOS, Edméa (org.) Diário online: dispositivo multirreferencial de pesquisa-formação na cibercultura. Coleção Estudos Pedagógicos. Dinâmicas educacionais contemporâneas. Santo Tirso, Portugal: Whitebooks, 2014.

SANTAELLA, Lucia. Comunicação ubíqua: repercussões na cultura e na educação. São Paulo: Paulus, 2013. Edição do Kindle.

SANTOS, Kátia Regina e MAFFEI, Willer Soares. Aprendendo a orientar. In: SCHNETZLER, Roseli Pacheco e OLIVERIA, Cleiton de. Orientadores em foco: o processo da orientação de teses e dissertações em educação. Brasília: Líber Livro Editora, 2010.

SCHNETZLER, Roseli Pacheco e OLIVEIRA, Cleiton de. Aspectos teórico-metodológicos da investigação. In: SCHNETZLER, Roseli Pacheco e OLIVEIRA, Cleiton de. Orientadores em foco: o processo da orientação de teses e dissertações em educação. Brasília: Líber Livro Editora, 2010.

TARDIF, Maurice e LESSARD, Claude. O Trabalho docente – Elementos para um teoria da docência como profissão de interações humanas. 9ª edição. Petrópolis: Vozes, 2014.

VYGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

Downloads

Publicado

2018-05-31

Como Citar

Melo, K. S. de, & Campos, G. H. B. de. (2018). Trabalho de conclusão de curso: trabalho interativo na orientação em EAD. Momento - Diálogos Em Educação, 27(1), 282–299. https://doi.org/10.14295/momento.v27i1.7754

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.