A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO LEITOR PELA VIA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v29i2.8927

Keywords:

formação de professores, contação de histórias, práticas docentes, oralidade

Abstract

Este artigo resulta de ações desenvolvidas em componente de curso de pós-graduação de 45h, buscamos ouvir dezenove estudantes sobre a sua formação leitora e como ouvinte de histórias, dialogando com sua experiência docente, buscando entender: qual a constituição leitora de mediadores de leitura? Para alcançar resposta a essa pergunta, a escuta sensível foi usada como dispositivo metodológico de produção das informações, registradas em diário de campo, além da escrita individual de memorial. O objetivo geral foi descrição de mediações que se estabelecem em sala de aula no processo de enleituramento através da oralidade da contação de histórias. Os resultados apontaram para reflexões pedagógicas de abordagem da oralidade como prática em aulas com crianças, jovens, adultos e idosos. A pesquisa teve ancoragem principalmente em: Soares (2004); Orlandi (2003) e Oliveira (2018).

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Rosemary Lapa Oliveira, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

Pós doutora em educação, doutora em educação, mestre em letras e linguística, graduada em letras. Professora Titular da graduação e da pós graduação do Departamento de Educação - Campus I UNEB, lider do Grupo de pesquisa e estudo em Leitura e Contação de Histórias (GPELCH) e vice-lider do Grupo de Pesquisa Formacceinfancia, linguagens e EJA.

Luciene Souza Santos, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA

Licenciada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1999) e Especialista em Metodologia e Prática do Ensino de Língua Portuguesa pela mesma instituição (2002). Concluiu o Doutorado em Educação em 2013 e o Mestrado em Educação em 2005 pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente é professora Adjunta do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana, coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Poéticas Orais e atua também como Contadora de Histórias. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Leitura, Oralidade, Literatura Oral, Literatura Infantil e Educação a Distância.

References

BARBIER, René. A escuta sensível na abordagem transversal. In BARBOSA, Joaquim (Coord.). Multirreferencialidade nas Ciências e na Educação. São Carlos: Editora da UFSCar, 1998.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 22.ed. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1988.

HEIDEGGER, Martin. Ser e Tempo. Parte 1. 15 ed. Petrópolis-RJ: Editora Vozes, 2005

JOSÉ, Elias. Memórias, cultura e literatura: o prazer de ler e recriar o mundo. São Paulo: Paulus, 2012.

LAPLANTINE, François. Aprender antropologia. São Paulo: Brasiliense, 1988.

MACEDO, Roberto Sidnei. A Etnopesquisa Crítica e Multirreferencial: nas Ciências Humanas e na Educação. Salvador: EDUFBA, 2000.

OLIVEIRA, Rosemary Lapa. Mediação da leitura: o enleituramento. In: DICKMANN, Ivanio (org). Vozes da Educação, volume VIII. São Paulo: Dialogar, 2018

ORLANDI, Eni Puccinelli. A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. 4 ed. Campinas-SP: Pontes, 2003

ORLANDI, Eni Puccinelli. A questão do assujeitamento: um caso de determinação histórica. 2007. Disponível em http://www.comciencia.br/comciencia/handler.php?section=8&edicao=26&id=296&tipo=1. Acesso em 15 set 2018

RINALDI, Carla. Diálogos Com Reggio Emillia. Escutar, investigar e aprender. Tradução. Vania Cury. 1. Ed. São Paulo: Paz e Terra. 2012.

ROJO, Roxane Helena Rodrigues. Pedagogia dos multiletramentos: diversidade cultural e de linguagens na escola. In: ROJO, Roxane Helena Rodrigues; MOURA, Eduardo. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012

SANTOS, Myrian Sepúlveda dos. Memória coletiva e teoria social. São Paulo: Annablume, 2003.

SISTO, Celso. Textos e pretextos sobre a arte de contar histórias. 3ª ed. Belo Horizonte: Aletria, 2012

SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Rev. Bras. Educ. n.25. Rio de Janeiro Jan./Apr. 2004

SOUZA, Ana A. Arguelho de. Literatura infantil na escola: a leitura em sala de aula. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 2010

Published

2020-12-03

How to Cite

Oliveira, R. L., & Santos, L. S. (2020). A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO LEITOR PELA VIA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS. Momento - Diálogos Em Educação, 29(2). https://doi.org/10.14295/momento.v29i2.8927

Issue

Section

Artigos

Similar Articles

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.