Educação Ambiental e narrativa transmídia: pedagogia popular e fenomenologia recriando o espaço escolar

Michèle Sato, Benedito Dielcio Moreira, Thiago Cury Luiz

Resumo


O presente texto sumariza um projeto intitulado “Educomunicação, ciência e outros saberes: um estudo do trabalho colaborativo em narrativas transmídias”, coordenado pela Universidade Federal de Mato Grosso em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Nos anos de 2015 e 2016, o projeto atuou em nove escolas públicas [piloto] de Mato Grosso – urbanas e rurais –, trabalhando a construção coletiva do conhecimento em três grandes áreas intrinsecamente relacionadas: história, criatividade e Educação Ambiental. Tendo como motor a narrativa transmídia, professoras(es) e estudantes construíram e compartilharam os conhecimentos produzidos, arquitetando comunidades de aprendizagens. As intervenções nas escolas coadunam com os métodos participativos de Paulo Freire, e as interpretações dos resultados caminharam num horizonte fenomenológico de Merleau-Ponty.

Palavras-chave


Educação Ambiental; narrativa transmídia; educomunicação; fenomenologia

Texto completo:

PDF

Referências


BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. Tradução: Antonio de Pádua Danesi. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

CHAUI, Marilena. Convite à filosofia. 6.ed. São Paulo: Ática, 1987.

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação. Tradução: Rosiska Darcy de Oliveira. 16.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. 11.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 58.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.

JABER, Michelle; SATO, Michèle; SILVA, Regina. Mapeamento social participativo: mundos entre a pesquisa educativa e o ativismo ecológico. Disponível em: . Acesso em: 05.out.2015.

JENKINS, Henry. Cultura da convergência. Tradução: Susana Alexandria. 2.ed. São Paulo: Aleph, 2009, 428p.

MASSAROLO, João Carlos. Storytelling Transmídia: narrativa para multiplataformas. Disponível em: < http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php?journal=triade&page=article&op=view&path%5B%5D=1764>. Acesso em: 20.ago.2015.

MASSAROLO, João Carlos; MESQUITA, Dario. Narrativa transmídia e Educação: panorama e perspectivas. Disponível em: . Acesso em: 20.ago.2015.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. Tradução: Carlos Alberto Ribeiro de Moura. 4.ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2015.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Disponível em: . Acesso em: 07.out.2015.

PASSOS, Luiz Augusto; SATO, Michèle. Notas desafinadas do poder e do saber: qual a rima necessária à educação ambiental? Disponível em: . Acesso em 06.out.2015.

SATO, Michèle. Debatendo os desafios da educação ambiental. Disponível em: . Acesso em: 06.out.2015.

SATO, Michèle. Educação para o Ambiente Amazônico. Disponível em: . Acesso em: 04.jul.2016.

SILVA-MANFRINATE; André L.; SATO, Michèle. Entrelaçando educação ambiental e direito em ambiente de áreas úmidas: comunidade Pantaneira de São Pedro de Joselândia. Disponível em: . Acesso em: 05.out.2015.

SOARES, Ismar de Oliveira; VIANA, Claudemir Edson. Pais, filhos e internet: a pesquisa Tic Kids Online Brasil 2012, na perspectiva da Educomunicação. Disponível em: . Acesso em: 12.out.2015.

TODOROV, Tzvetan. A vida em Comum: ensaio de Antropologia geral. 1. Ed. São Paulo: Unesp, 2014.




DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v26i2.6830

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


MOMENTO - Diálogos em Educação, E-ISSN 2316-3100, Rio Grande/RS, Brasil

PROPESQ
PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ