Mídia, governamento e meio ambiente: provocações sobre Educação Ambiental

Autores

  • Lorena Santos da Silva Universidade Federal do Rio Grande/FURG
  • Paula Corrêa Henning Universidade Federal do Rio Grande

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v26i1.6749

Palavras-chave:

Pedagogia Cultural, Michel Foucault, Educação Ambiental.

Resumo

O presente artigo segue sua linha da análise a partir do conceito de governamento presente nos estudos de Michel Foucault (2008). Como material empírico utiliza três propagandas circulantes na televisão brasileira e internet no primeiro trimestre de 2016. Campanhas de conscientização a favor da diminuição ou eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti. Tais artefatos midiáticos como produtores de saberes que ensinam e educam certos modos de agir, representar e relacionar-se com o meio ambiente. As considerações deste artigo enxergam no uso da estatística, dos saberes produzidos nos artefatos midiáticos legitimados pelo discurso científico, técnicas de governamento que incidem nas condutas e sentidos tomados como indispensáveis para a manutenção e bem-estar da população.

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Biografia do Autor

Lorena Santos da Silva, Universidade Federal do Rio Grande/FURG

Mestranda em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande. Bolsista Capes.

Paula Corrêa Henning, Universidade Federal do Rio Grande

Doutora em Educação pela Universidade Vale do Rio dos Sinos. Professora adjunta II da Universidade Federal do Rio Grande

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Publicado

2017-07-15

Como Citar

Silva, L. S. da, & Henning, P. C. (2017). Mídia, governamento e meio ambiente: provocações sobre Educação Ambiental. Momento - Diálogos Em Educação, 26(1), 11–29. https://doi.org/10.14295/momento.v26i1.6749

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