Mais uma vez e sempre: conversas com professoras

Autores

  • Maria Teresa Esteban Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

Professora pesquisadora, formação docente, classes populares

Resumo

O artigo discute a proposta de formação da professora pesquisadora a partir das contribuições apresentadas por Nilda Alves e Regina Leite Garcia. Considerando a importância da produção teórica das autoras para a educação brasileira, o texto destaca seus aportes para o campo da formação docente, entrelaçando seu pensamento a reflexões e proposições de estudantes do curso de Pedagogia que conectam os processos pelos quais tornam-se professoras pesquisadoras a suas experiências como sujeitos das classes populares. A perspectiva teórico-epistemológica assumida pelas autoras mostra-se relevante para a configuração de percursos potentes de formação, muito especialmente para as estudantes das classes populares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Teresa Esteban, Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (1983), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1992), Doutorado em Filosofía y Ciencias de La Educación pela Universidade de Santiago de Compostela (1997) e Pós-Doutorado na Universidad Nacional Autónoma de México (2006) e na Universidade do Minho (2007). Atualmente é professor Associado III da Universidade Federal Fluminense, atuando na Graduação em Pedagogia e no Programa de Pós Graduação em Educação da UFF, nos cursos de Mestrado e Doutorado. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação da Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação, cotidiano escolar, formação docente e educação popular.

Downloads

Publicado

2016-10-24

Como Citar

Esteban, M. T. (2016). Mais uma vez e sempre: conversas com professoras. Momento - Diálogos Em Educação, 25(1), 51–74. Recuperado de https://periodicos.furg.br/momento/article/view/6109

Edição

Seção

Artigos