História e Filosofia da ciência: um panorama em eventos e periódicos de ensino de Física

Saul Benhur Schirmer, Inés Prieto Schmidt Sauwervein

Resumo


O Ensino de Física no Brasil tem se afirmado cada vez mais como campo de pesquisa. Nesse contexto a utilização da História e da Filosofia das Ciências no Ensino de Física tem ganhado significativa atenção por parte das orientações governamentais para a educação e também dos pesquisadores. Os avanços nas pesquisas relacionadas à utilização desta temática na educação têm evidenciado a utilidade da mesma no processo de ensino-aprendizagem. No entanto, na medida em que cresce o interesse pela inserção destes temas no ensino, percebe-se que ainda existem poucas propostas concretas para levar a História e Filosofia das Ciências para a sala de aula. Nesse sentido, o presente trabalho tem por objetivo traçar um quadro preliminar dos trabalhos relacionados a esta temática apresentados nos principais eventos e periódicos de Ensino de Física do país. Assim, foram selecionados os trabalhos relacionados à temática História e Filosofia da Ciência submetidos aos mesmos. Esses trabalhos foram classificados quanto ao assunto da disciplina de Física que contemplavam e também quanto a sua contribuição para a inserção ou consolidação do uso da História e Filosofia da Ciência no Ensino. Os resultados obtidos sinalizam que a maioria dos trabalhos está voltada a explorar a história narrando ou interpretando episódios históricos. E sua grande maioria está relacionada a conteúdos de Mecânica, Física Moderna e Contemporânea. Verificou-se também que menos de 20% dos trabalhos apresentam propostas relacionadas à sala de aula, o que mostra certa distância entre as pesquisas sobre História e Filosofia da Ciência e a prática em aulas de Física.

Palavras-chave


Ensino de Física, História da Ciência, Filosofia da Ciência

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


MOMENTO - Diálogos em Educação, E-ISSN 2316-3100, Rio Grande/RS, Brasil

PROPESQ
PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ