METASSÍNTESE DE SEQUÊNCIAS INTERDISCIPLINARES NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Authors

DOI:

https://doi.org/10.63595/momento.v34i3.18289

Keywords:

Interdisciplinary, Sequence, Qualitative Metasynthesis, Elementary Education

Abstract

This study aims to understand how dissertations address interdisciplinary sequences in the final years of elementary education, using Qualitative Metasynthesis to map and interpret academic productions. Interdisciplinarity is employed as an essential approach to tackle the educational challenges of the 21st century, promoting the integration of knowledge from different disciplines. Five dissertations from the CAPES Theses and Dissertations Catalog, covering the period from 2018 to 2024, were analyzed. The results highlight the importance of interdisciplinarity for promoting learning, but they also reveal challenges in teacher training and in the practical implementation of these sequences. Additionally, a gap was identified in the articulation between the disciplines of Science and Mathematics, indicating the need for further research and pedagogical initiatives to foster this integration in the school environment.

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Author Biographies

Douglas Alves Pimentel, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia no Centro de Formação de Professores (UFRB-CFP). Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática na Universidade Estadual de Santa Cruz (PPGECM-UESC). Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática, Estatística e Ciências (GPEMEC) e da Rede Educação Matemática Nordeste (REM-NE). Ex Representante discente do curso de Lic. em Matemática da UFRB, Ex Secretário do Diretório Acadêmico de Matemática (DAMAT-UFRB). Participou dos seguintes Programas sendo Bolsista na Graduação: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), Residência Pedagógica (RP) e Partiu Estágio. Áreas de interesse: Educação em Matemática, Educação Estatística, Interdisciplinaridade e Equidade.

http://lattes.cnpq.br/6007102831536231  

Eurivalda Ribeiro dos Santos Santana, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Possui graduação em Ciências Matemática pela Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna (1991),mestrado em Matemática pela Universidade Federal da Bahia (2001), doutorado em Educação Matemática pelaPontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010). Pós-doutorado em Didática da Matemática pela Universidade de Lisboa (2017). Atualmente é professora Plena da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Tem experiência na área de Matemática,com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, processos de ensino em matemática, processos de aprendizagem, educação estatística e equidade. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) da UESC e professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores (PPG ECFP) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Atua no curso de Licenciatura em Matemática da UESC. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática, Estatística e em Ciências (GPEMEC) e Coordenadora Geral da Rede Educação Matemática Nordeste (REM-NE). Desenvolve pesquisas em escolas públicas com foco no Desenvolvimento Profissional de Professores que ensinam Matemática e na produção de sequências de ensino interdisciplinares com abordagem na equidade para a aprendizagem. Desde 2020 atua como orientadora do Programa de Residência Pedagógica subprojeto da Matemática da UESC.

http://lattes.cnpq.br/7240586669577145  

Alexandre da Silva Souza, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Graduado do Curso de Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM-UESC). Durante a graduação, fui aluno bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), no Programa de Residência Pedagógica (PRP), ambos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa de Nível Superior (CAPES). Fui pesquisador-bolsista da primeira turma do Programa de Formação e Mentoria em Pesquisas sobre Equidade na Educação do Centro Lemann. Sou membro do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática, Estatística e Ciências (GPEMEC) e da Rede Educação Matemática Nordeste (REM-NE).

http://lattes.cnpq.br/2356721216952616  

 

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Published

2025-11-21

How to Cite

Alves Pimentel, D., Ribeiro dos Santos Santana, E., & da Silva Souza, A. (2025). METASSÍNTESE DE SEQUÊNCIAS INTERDISCIPLINARES NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Momento - Diálogos Em Educação, 34(3), 735–753. https://doi.org/10.63595/momento.v34i3.18289

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