A CONSTITUIÇÃO DA BIBLIOTECA MENOR:

por um educar insurgente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.63595/momento.v34i3.17608

Palavras-chave:

Biblioteca menor, Educação humanizadora, Biblioteconomia contemporânea

Resumo

Este estudo explorou o conceito de “biblioteca menor” no contexto da educação menor e das
teorias contemporâneas da biblioteconomia, ao investigar suas diferenças em relação às abordagens
tradicionais para promover uma educação sensível, inclusiva, humanizadora, dinâmica e politicamente
engajada. Para isso, fundamentamo-nos nas teorias educacionais de Freire (1967; 1989; 2001), Gallo
(2002) e outros que destacam a politização educacional e sua subversão contra estruturas macropolíticas
dominantes; e nos conceitos contemporâneos de Lankes (2011) sobre biblioteconomia como facilitadora
ativa do conhecimento e interação social. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, que incluiu
revisão da literatura e análise interpretativa de conceitos como desterritorialização, ramificação política
e valor coletivo na biblioteconomia contemporânea. Os resultados evidenciaram que a biblioteca menor
rompe com as estruturas tradicionais, ao criar um ambiente de aprendizado flexível, sensível e
humanizador. Além de desafiar as normas estabelecidas, ela amplia o acesso ao conhecimento crítico e
promove a justiça social, o que contribui para a coesão e participação comunitárias. Em síntese,
enfatizamos a evolução das bibliotecas como agentes de mudança social e educacional na sociedade
contemporânea, em que se sobressai o seu papel essencial na humanização, inovação, inclusão e
engajamento político.

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Biografia do Autor

Sabrina da Silva de Oliveira , Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (PPGED/UESB)

Mestrando no Programa de Pós - Graduação em Educação da Universidade do Sudoeste da Bahia. Bibliotecária no Instituto Federal do Norte de Minas - Campus Salinas.

Sebastiao Kennedy Silva Soares, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Pós-Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professor adjunto na Universidade Federal do Tocantins (UFT). E-mail: sebastiaokenndy@yahoo.com.br

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Publicado

2025-11-21

Como Citar

Oliveira , S. da S. de, & Soares, S. K. S. (2025). A CONSTITUIÇÃO DA BIBLIOTECA MENOR:: por um educar insurgente. Momento - Diálogos Em Educação, 34(3), 424–444. https://doi.org/10.63595/momento.v34i3.17608

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