LETRAS E CULTURA:
potencializando a alfabetização de pessoas com deficiência intelectual por meio de intervenções sistematizadas
DOI:
https://doi.org/10.63595/momento.v34i3.17401Palavras-chave:
Alfabetização, Histórico-Cultural, Deficiência intelectual, Ensino e aprendizagemResumo
Objetivamos discutir, fundamentados nos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, o processo
de alfabetização em alunos com deficiência intelectual que estudam em uma sala de ensino regular.
Efetivamos a pesquisa por meio de estudo bibliográfico e intervenção em uma escola do campo da rede
pública do estado do Paraná. Adotamos como procedimento uma intervenção pedagógica com alunos da
segunda série do Ensino Fundamental, na qual enfatizamos o trabalho de dois alunos com deficiência
intelectual dessa turma. Gravamos, transcrevemos e analisamos as aulas qualitativamente. Como resultados
da pesquisa, podemos citar: a) a possibilidade de compensação cultural em pessoas com deficiência
intelectual por meio de intervenção sistematizada; b) o estudo de pessoas com e sem deficiência na mesma
turma favorece a aprendizagem se bem conduzido; e c) é possível alfabetizar alunos utilizando a mediação
por meio de artefatos concretos. Os resultados mostram que há necessidade de outras pesquisas que
demonstrem a capacidade de as pessoas com deficiência intelectual se apropriar da leitura e da escrita.
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