Herbário didático como ferramenta diferenciada para a aprendizagem em uma escola de ensino médio em Parnaíba, Piauí

Autores

  • Maria de Jesus Miranda Nunes Universidade Federal do Piaui- Graduanda UFPI/CMRV
  • Thaynara Fontenele de Oliveira Universidade Federal do Piaui - Graduanda -UFPI/CMRV
  • Ruanna Thaimires Brandão Souza Universidade Federal do Piaui - Graduanda -UFPI/CMRV
  • Jesus Rodrigues Lemos Universidade Federal do Piaui- Professor Dr. adjunto do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFPI/CMRV

Palavras-chave:

Estratégia didática, Ensino de Botânica, Educação básica

Resumo

O presente trabalho visou desenvolver um herbário didático com a finalidade de promover uma vivência diferenciada com parte do conteúdo de Botânica, relacionando a teoria e prática, uma vez que estimula a percepção dos alunos acerca da importância das plantas no cotidiano, auxiliando no processo ensino-aprendizagem. A amostra foi composta por alunos do 2º ano onde aplicou-se um pré-questionário que analisou o conhecimento prévio acerca do conteúdo de Botânica. Depois um herbário didático passou a ser desenvolvido na escola e após a sua conclusão aplicou-se um pós-questionário. Os resultados demostraram que os alunos já consideravam as plantas importantes e que gostariam de participar de um projeto envolvendo Botânica. Com a inserção do herbário foi relatado que a aprendizagem foi facilitada. Assim um herbário funcionam como uma excelente ferramenta despertando o interesse em Botânica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-09-25

Como Citar

Miranda Nunes, M. de J., Fontenele de Oliveira, T., Brandão Souza, R. T., & Rodrigues Lemos, J. (2016). Herbário didático como ferramenta diferenciada para a aprendizagem em uma escola de ensino médio em Parnaíba, Piauí. Momento - Diálogos Em Educação, 24(2), 41–56. Recuperado de https://periodicos.furg.br/momento/article/view/4609

Edição

Seção

Artigos