“Se inscreva no canal para mais vídeos como esse”: currículo cultural e subjetivações de gênero no YouTube

Autores

  • Neilton dos Reis Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Lana Claudia de Souza Fonseca Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v26i2.6840

Palavras-chave:

currículo cultural, gênero, sexualidade, YouTube

Resumo

O artigo se propõe lançar olhar sobre os currículos que são produzidos a partir de artefatos culturais. Utilizamos como recorte um material audiovisual produzido por jovens de identidade sexuais e de gênero marginalizadas que dizem dessas identidades e marginalizações. Nesse sentido, analisamos os discursos sobre transexualidade que se constroem em um canal do site YouTube, o Canal das Bee. As análises utilizam-se dos estudos culturais e pós-estruturalistas do campo do currículo, que nos possibilitam lidar com os discursos, os artefatos culturais, a educação, os gêneros e as sexualidades como categorias históricas e sociais, constituídas nos jogos de poder e de linguagem. Pensamos o Canal enquanto um currículo que influencia as juventudes e discutimos as verdades construídas acerca da transexualidade e suas (des)subjetivações.

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Biografia do Autor

Neilton dos Reis, Universidade Federal de Juiz de Fora

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Atualmente é aluno do Programa de Pós-graduação em Educação (mestrado) na Universidade Federal de Juiz de Fora. Membro do Grupo de Estudos em Sexualidade, Educação e Diversidade.

Lana Claudia de Souza Fonseca, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura Plena pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1991), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1999) e doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2005). Atualmente é professora Associado II da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, na área de Ensino de Ciências e Biologia. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Biologia.

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Publicado

2017-12-19

Como Citar

dos Reis, N., & Fonseca, L. C. de S. (2017). “Se inscreva no canal para mais vídeos como esse”: currículo cultural e subjetivações de gênero no YouTube. Momento - Diálogos Em Educação, 26(2), 204–224. https://doi.org/10.14295/momento.v26i2.6840

Edição

Seção

Dossiê temático

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