APLICAÇÃO DA EQUIVALÊNCIA DE ESTÍMULOS NA APRENDIZAGEM DE LEITURA DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL:

estudo quase-experimental.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.63595/momento.v34i3.17371

Palavras-chave:

aprendizagem de leitura, equivalência de estímulos, deficiência intelectual

Resumo

O desenvolvimento escolar é precocemente interrompido para as crianças que têm deficiência
intelectual (DI) devido a falta de estratégias de ensino adequadas, o que limita a aquisição de habilidades
escolares. O objetivo do estudo foi analisar a eficácia de um programa de aprendizagem para a leitura
de palavras isoladas, por meio do modelo de equivalência de estímulos. Trata-se de um estudo
quantitativo, quase-experimental com amostra por conveniência, constituído de 18 alunos de escolas
públicas dos três anos iniciais do ensino fundamental I, divididos em grupo controle e experimental, 9
participantes em cada grupo, com idades entre 6 a 11 anos. Foram utilizados para o pré e pós-teste as
Matrizes Progressivas Coloridas de Raven, Escala Adaptativa Vineland-vol.3 e as Provas de Avaliação
dos Processos de Leitura. A utilização do emparelhamento de acordo como o modelo promoveu a
aquisição de habilidade de leitura do grupo experimental, ocorreu a emergência de relações condicionais
entre estímulos que não foram diretamente treinados e os estímulos arbitrários adquiriram a mesma
função ocasionando uma leitura por compreensão. As amostras relacionadas revelaram diferença
significativa (IC 95%, p < 0,05 = 0,026) na prova de avaliação dos processos de leitura, evidenciando o
aumento dos escores e a generalização da aprendizagem, demonstrando a efetividade da intervenção. O
mesmo não ocorreu com as amostras independentes, mas houve uma maior participação na leitura do
grupo experimental.

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Biografia do Autor

Sinthia Simone Jardim Pereira Lacerda, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestre em Ensino pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB. Pedagoga pela pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB. Membro do Grupo de Pesquisa Núcleo de Investigações Neuropsicológicas da Infância e da Adolescência - Neurônia IMS/UFBA.

Patricia Martins Freitas, Universidade Federal da Bahia

Pós-doutorado em Neurociência Cognitiva na Karl-Franzens-Universität, Graz-Áustria (2018). Pós-doutorado em Psiquiatria pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (2013), Doutora em Ciências da Saúde, área de concentração Saúde da Criança e do Adolescente, pela Faculdade de Medicina da UFMG, em 2009. Mestre em Psicologia, área de concentração Psicologia do Desenvolvimento, pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG em 2004 e graduação em Psicologia pela mesma instituição em 2003. Professora Titular da Universidade Federal da Bahia e Coordenadora do Programa de Mestrado em Psicologia da Saúde e docente do Doutorado e Mestrado em Ensino da Universidade do Sudoeste da Bahia.

 

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Publicado

2025-11-21

Como Citar

Jardim Pereira Lacerda, S. S., & Martins Freitas, P. (2025). APLICAÇÃO DA EQUIVALÊNCIA DE ESTÍMULOS NA APRENDIZAGEM DE LEITURA DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: : estudo quase-experimental. Momento - Diálogos Em Educação, 34(3), 368–396. https://doi.org/10.63595/momento.v34i3.17371

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