Regina Leite Garcia por ela mesma: narrativas que produzem redes de aprendizagens, afetos e sensibilidades

Autores

  • Maria da Conceição Silva Soares Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Nilda Alves Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Resumo

Foi em uma tarde como tantas outras que recebemos para uma conversa, na sala 12.038 do bloco F da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), a professora e pesquisadora Regina Leite Garcia. A iniciativa foi de uma nós, Nilda Alves, amiga e parceira intelectual de Regina há muitos anos. O propósito era realizar uma entrevista visando à produção de um vídeo em homenagem à professora convidada para ser apresentado por ocasião do recebimento do título, a ela concedido, de Professor Emérito na Universidade Federal Fluminense, em fevereiro de 2011.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria da Conceição Silva Soares, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, na Faculdade de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação - PROPED. Graduada em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1978) e em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985). Doutora (2008) e Mestre (2003) em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo. Pós-doutora em Educação e Imagem na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Pesquisadora do Laboratório Educação e Imagem. Foi diretora da Rádio Universitária da UFES, onde coordenou estágios e outros projetos de extensão universitária. Atuou como consultora da Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo, como especialista em Sociologia na reformulação dos currículos do Ensino Médio. Tem interesse principalmente pelos seguintes temas: cotidianos, currículos, cibercultura, narrativas audiovisuais, subjetividades e diferença. É líder do Grupo de Pesquisa CNPq Curriculos, Narrativas Audiovisuais e Diferença.

Nilda Alves, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Possui licenciatura e bacharelado em Geografia pela Universidade do Brasil (1965) e licenciatura em Pedagogia pela Universidade Santa Úrsula (1975). Possui doutorado em Ciências da Educação, pela Université de Paris V (René Descartes) (1980) e fez o pós-doutorado no INRP (1989). Atualmente, é professora titular da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), atuando na graduação e na pós-graduação (ProPEd; http://www.proped.pro.br), onde coordena o Laboratório Educação e Imagem (http://www.lab-eduimagem.pro.br). É líder do GRPesq/CNPq intitulado "Currículos, redes educativas e imagens". Organizadora de coleções e séries (Cortez, DPA e DPetAlli). Tem livros e artigos publicados no Brasil e no exterior. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em currículos, atuando principalmente nos seguintes temas: cotidianos e currículos; tecnologias, imagens e narrativas.

Downloads

Publicado

2016-10-24

Como Citar

Soares, M. da C. S., & Alves, N. (2016). Regina Leite Garcia por ela mesma: narrativas que produzem redes de aprendizagens, afetos e sensibilidades. Momento - Diálogos Em Educação, 25(1), 331–343. Recuperado de https://periodicos.furg.br/momento/article/view/6127

Edição

Seção

Artigos