Diversidade de gênero e presença do tema em animes: relatos de estudantes do interior do amazonas
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v11i2.15794Resumo
Diversidade de gênero é a maneira em que o indivíduo se identifica, independente do sexo biológico. É consenso que a sociedade atual está ainda impregnada de diversos tipos de preconceitos. Assim, o prejulgamento mediante a diversidade de gênero vem impactando a população. Nessa visão a escola tem como papel desmistificar preceitos na tentativa de minimizar a exclusão social. Objetivou-se nessa pesquisa investigar o que alunos dos níveis fundamental, médio e superior compreendem sobre diversidade de gênero e se eles conseguem identificar essa diversidade em animes. O levantamento de dados foi através de um questionário para um total de 210 estudantes. Destaca-se que nenhum dos 70 estudantes do Ensino Fundamental souberam definir diversidade de gênero, e que apenas 34,29% dos estudantes do Ensino Superior entendem este conceito. Apesar de não conseguir conceituar a diversidade de gênero, aqueles estudantes que assistem animes, conseguem identificar a diversidade de gênero no anime.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Diversidade e Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.