Elas querem ser Mc Pocahontas!: o funk ostentação e a juventude feminina contemporânea

Authors

  • Juliana Vargas Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Canoas, Rio Grande do Sul.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Juliana Vargas, Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Canoas, Rio Grande do Sul.

Doutora em Educação. Docente do PPGEDU/ULBRA. Universidade Luterana do Brasil, Programa de Pós-Graduação em Educação

References

BAUMAN, Zygmunt. Vida para o consumo. Tradução: Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008. .______. Vida líquida. Tradução: Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.

DAYREL, Juarez. O rap e o funk na socialização da juventude. Educação e Pesquisa, vol.28, no. 1, p.117-136, jun. 2002.

FISCHER, Rosa Maria Bueno. Mídia, máquinas de imagens e práticas pedagógicas. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro (RJ), v. 12, n. 35, p. 290 -299. maio/ago. 2007.

______. Mídia e educação da mulher: sobre modos de enunciar o feminino na TV. Revista Estudos Feministas, Florianópolis (SC), v. 9, n. 2, p. 586-599. 2001/2.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade II- O uso dos prazeres. 13 ed. São Paulo: Graal, 2009.

______. A ordem do discurso. 12 ed. Tradução de Laura Fraga de Almeida Sampaio. São Paulo: Edições Loyola, 2005.

GARBIN, Elisabete M. Conectados por um fio: Alguns apontamentos sobre internet, culturas juvenis contemporâneas e escola. In: BRASIL, Ministério da Educação, Secretaria de Educação a distância. Juventude e escolarização: os sentidos do Ensino Médio, 2009.

HERSCHMANN, Micael. O funk e o hip-hop invadem a cena. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2000. LOURO, Guacira. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis: Vozes, 1997.

PLATT, Damian; NEATE, Patrick. Cultura é nossa arma: AfroReggae nas favelas do Rio. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008. SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil de análise histórica de Joan Scott. Educação & Realidade. Porto Alegre, vol. 20, n. 2, jul./dez, p. 71-99. 1995.

Published

2017-02-18

How to Cite

Vargas, J. (2017). Elas querem ser Mc Pocahontas!: o funk ostentação e a juventude feminina contemporânea. Diversidade E Educação, 4(7), 10–17. Retrieved from https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/6406