UNICAMP DE PORTAS ABERTAS 2022:

OFICINAS SOBRE GÊNERO MINISTRADAS PARA DISCENTES, DOCENTES E FAMILIARES QUE VISITARAM A UNIVERSIDADE RESUMO

Authors

  • Hugo Romano Mariano Universidade Estadual de Campinas
  • Helena Altmann Universidade Estadual de Campinas
  • Maria Efigenia Ribeiro Pereira
  • Pâmela Suelen Gama da Cruz
  • Deise da Silva Martins
  • Lucas Fontão Abdalla Coracini

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v10i2.14192

Abstract

Este é um relato de experiência referente às oficinas sobre Gênero, Sexualidade e Corpo ministradas na “UNICAMP de Portas Abertas” (UPA-2022), evento em que estudantes do Ensino Médio, seus familiares e profissionais da Educação visitaram a universidade. Aqui há a descrição das oficinas produzidas interdisciplinarmente por graduandos e pós-graduandos da Música, História, Psicologia, Dança e Educação Física, mostrando os objetivos, as atividades desenvolvidas e os resultados à luz dos responsáveis por cada uma delas. Analítica e metodologicamente, dialoga-se com Altmann (2015), Meyer (2017), Butler (2019) etc. Segundo os graduandos, pós-graduandos e a orientadora das oficinas, foi constatada uma relação dialógica com o público assistido, observando-se que as exposições e interações com os conteúdos, os relatos de vivências e os pontos de vistas evidenciaram a urgência da temática dentro e fora das escolas públicas e particulares, em demandas curriculares, familiares, juvenis, midiáticas e identitárias.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2024-01-25

How to Cite

MARIANO, Hugo Romano; ALTMANN, Helena; RIBEIRO PEREIRA, Maria Efigenia; SUELEN GAMA DA CRUZ, Pâmela; DA SILVA MARTINS, Deise; FONTÃO ABDALLA CORACINI, Lucas. UNICAMP DE PORTAS ABERTAS 2022:: OFICINAS SOBRE GÊNERO MINISTRADAS PARA DISCENTES, DOCENTES E FAMILIARES QUE VISITARAM A UNIVERSIDADE RESUMO . Diversity and Education, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 17–46, 2024. DOI: 10.14295/de.v10i2.14192. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/14192. Acesso em: 5 dec. 2025.

Issue

Section

Dossiê Currículo, Formação de Professores/as e Educação para a Sexualidade