DIVERSIDADE DE GÊNERO E PRESENÇA DO TEMA EM ANIMES: RELATOS DE ESTUDANTES DO INTERIOR DO AMAZONAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v11i2.15794

Resumo

Diversidade de gênero é a maneira em que o indivíduo se identifica, independente do sexo biológico. É consenso que a sociedade atual está ainda impregnada de diversos tipos de preconceitos. Assim, o prejulgamento mediante a diversidade de gênero vem impactando a população. Nessa visão a escola tem como papel desmistificar preceitos na tentativa de minimizar a exclusão social. Objetivou-se nessa pesquisa investigar o que alunos dos níveis fundamental, médio e superior compreendem sobre diversidade de gênero e se eles conseguem identificar essa diversidade em animes. O levantamento de dados foi através de um questionário para um total de 210 estudantes. Destaca-se que nenhum dos 70 estudantes do Ensino Fundamental souberam definir diversidade de gênero, e que apenas 34,29% dos estudantes do Ensino Superior entendem este conceito. Apesar de não conseguir conceituar a diversidade de gênero, aqueles estudantes que assistem animes, conseguem identificar a diversidade de gênero no anime.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nelcilane Nogueira da Silva, Universidade Federal do Amazonas

Acadêmica de Licenciatura em Ciências: Biologia e Química pela Universidade Federal do Amnazonas. Desenvolve suas pesquisas com Diversidade de Gênero e uso de Audivisual na Educação.

Downloads

Publicado

2024-01-26

Como Citar

Luz, F. A., & Nogueira da Silva, N. . (2024). DIVERSIDADE DE GÊNERO E PRESENÇA DO TEMA EM ANIMES: RELATOS DE ESTUDANTES DO INTERIOR DO AMAZONAS. Diversidade E Educação, 11(2), 771–787. https://doi.org/10.14295/de.v11i2.15794