GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA “SEXUALIDADE, EDUCAÇÃO E CULTURA” (GEPESEC)

UMA BREVE CARTOGRAFIA

Autores

  • George Miguel Thisoteine Unesp - FCLAr
  • Brenda Sayuri Tanaka UNESP - FC
  • Débora de Aro Navega UNESP - FC
  • Leilane Raquel Spadotto de Carvalho UNESP - FCLAr
  • Ana Cláudia Bortolozzi UNESP - FC

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v10i1.14312

Resumo

O Grupo de Estudos e Pesquisa Sexualidade, Educação e Cultura (GEPESEC) está alocado na Faculdade de Ciências da UNESP/Bauru, sendo vinculado ao Laboratório de Ensino e Pesquisa em Educação Sexual (LASEX) junto ao Departamento de Psicologia. O grupo completou 21 anos em 2022; possui cinco temas principais de pesquisa: 1. Intervenção em Educação Sexual; 2. Repressão Sexual e Cultura; 3. Sexualidade Humana e Desenvolvimento; 4. Sexualidade, Educação Especial e Inclusiva e 5. Aspectos Psicossociais da Sexualidade. Caracteriza-se pela realização de práticas de ensino ligadas aos cursos de Graduação em Psicologia e de duas Pós-graduações – “Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem” e “Educação Escolar”, com a divulgação de práticas e conhecimentos acadêmicos por meio de eventos regionais e internacionais, cursos de formação continuada e publicações. A produção coletiva tem se especializado na análise de mídias e isso reflete em uma considerável produção. Todos esses elementos corroboram a postura do GEPESEC em construir práticas acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão em prol de uma universidade mais democrática e inclusiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

George Miguel Thisoteine, Unesp - FCLAr

Mestrando em Educação Sexual pelo programa de Pós-Graduação em Educação Sexual da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Campus Araraquara. É especialista Clínico (UNYLEYA) e Bacharel em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Campus Bauru. Atualmente é professor de psicologia no Centro Universitário UNIBTA (São Paulo - SP). Também, faz parte do Grupo de Estudos e Pesquisa "Sexualidade, Educação e Cultura" (GEPESEC) da UNESP de Bauru, coordenado pela prof.ª Dr.ª Ana Claudia Bortolozzi e cadastrados no CNPq; e também do "Núcleo de Sexualidade" (Nusex) da UNESP de Araraquara, coordenado pelo prof. Dr. Paulo Rennes Marçal Ribeiro e cadastrados no CNPq. Atualmente é colaborador do projeto de pesquisa "O sexual e a sexualidade em psicanálise: Questões conceituais ou normativas", coordenado pelo prof. Dr. Andre Luiz Gellis e cadastrado no CNPq. Possui experiência nas área da Psicanálise, Educação, Saúde Mental e Sexualidade. Pesquisa sobre obra de Sigmund Freud, clínica psicanalítica e psicoterapia, análise de discurso, arte surrealista (com ênfase na obra de Luis Burñuel) e análise de mídias.

Brenda Sayuri Tanaka, UNESP - FC

Psicóloga graduada pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", UNESP - Campus Bauru, e mestranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem, da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", UNESP - Campus Bauru. Coordenadora dos encontros do Grupo de Estudo e Pesquisa "Sexualidade, Educação e Cultura" (GEPESEC) da UNESP de Bauru, liderado pela prof.ª Dr.ª Ana Claudia Bortolozzi e cadastrado no CNPq. Possui experiência na área de Psicologia do Desenvolvimento Humano, tendo estudado principalmente as temáticas de desenvolvimento psicossexual na adolescência, educação sexual e mídias, violência e saúde sexual. Foi estagiária nas ênfases de Clínica Psicanalítica, Educação Sexual e Orientação Profissional. Foi também bolsista de Iniciação Científica pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e orientada pela prof.ª Dr.ª Ana Claudia Bortolozzi, executando o projeto qualitativo intitulado "Psicoterapia e violência sexual: Considerações de psicólogas(os) sobre os fatores educativos e formativos", a partir do método de análise de conteúdo.

Débora de Aro Navega, UNESP - FC

Doutoranda em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem na UNESP - Bauru. Bolsista CAPES DS. Mestra em Educação Sexual pela UNESP - Araraquara, pela linha Desenvolvimento, Sexualidade e Diversidade na formação de professores e profissionais de saúde (2016). Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Sexualidade, Educação e Cultura (GEPESEC) UNESP Bauru. Graduada em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/ USP (2005).

Leilane Raquel Spadotto de Carvalho, UNESP - FCLAr

Graduada em psicologia pela Universidade do Sagrado Coração (USC Bauru - 2017). Bolsista CAPES de doutorado no Programa de Pós Graduação em Educação Escolar da UNESP de Araraquara (UNESP/FCLAr) e mestra pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem da UNESP de Bauru (UNESP/FC) (2020). Atuou como docente no curso de graduação em Psicologia em Instituição de Ensino Superior (IES) particular do interior paulista (2021). Atuou como Facilitadora UNESP/UNIVESP na disciplina "Educação Especial e LIBRAS" (2021). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa "Sexualidade, Educação e Cultura" (GEPESEC) da UNESP de Bauru, cadastrado no CNPq. Co-idealizadora e co-organizadora da Coleção Sexualidade & Mídias (2019-atual) e de eventos vinculados ao GEPESEC.

Ana Cláudia Bortolozzi, UNESP - FC

É Psicóloga pela UNESP, Bauru. Mestre em Educação Especial, pela Universidade Federal de São Carlos, UFSCar e Doutora em Educação pela UNESP, Marília. Fez pós-doutorado no Núcleo de Estudos da Sexualidade -NUSEX (UNESP, Araraquara) em 2009 e no exterior, no Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga, Portugal) em 2017. É professora desde 1995 no Departamento de Psicologia da Universidade Estadual Paulista ?Júlio de Mesquita Filho?/UNESP, campus de Bauru e concursada na disciplina 'Desenvolvimento e Educação Sexual" em 2003. Desde 2019 é profa Associada, Livre-docente em "Educação Sexual, Inclusão e Desenvolvimento Humano" . Atua como docente na graduação em Psicologia e na Pós-graduação junto aos programas: Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem (FC/UNESP, Bauru) e Educação Escolar (FCLar/ UNESP, Araraquara). Atuou como professora especialista integrando a equipe REDEFOR no Curso de Especialização em Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, na modalidade de Ensino a Distância (2014-2015) e como professora da equipe de coordenação do Curso de Práticas Educacionais Inclusivas na área da Deficiência Intelectual. Orienta alunos de iniciação cientifica, mestrado e doutorado. Supervisiona alunos em projetos de intervenção (Estágio em Educação Sexual) e/ou extensão. É revisora ad hoc para periódicos e órgaos de fomentos. É Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa Sexualidade, Educação e Cultura (GEPESEC) e coordenadora do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Educação Sexual (LASEX). Tem experiência na área da Sexualidade e Deficiências e atua em diferentes temáticas: Educação em Sexualidade, Educação Especial e Inclusiva, Sexualidade e Deficiências, Sexualidade e Desenvolvimento Humano: infância, adolescência, idade adulta e avançada, estigma e diversidade, formação de professores/as, etc. Autora dos livros -Sexualidade e Deficiência- (Ed Unesp), -Inclusão e Sexualidade na voz de pessoas com deficiência física- (Ed. Juruá), e co-autora de livros infantis, dentre outras produções.

Downloads

Publicado

25-01-2024

Como Citar

Thisoteine, G. M., Tanaka, B. S., de Aro Navega, . D., Spadotto de Carvalho, L. R., & Bortolozzi, A. C. (2024). GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA “SEXUALIDADE, EDUCAÇÃO E CULTURA” (GEPESEC): UMA BREVE CARTOGRAFIA. Diversidade E Educação, 10(1), 156–169. https://doi.org/10.14295/de.v10i1.14312

Edição

Seção

Dossiê: Ensino, Pesquisa e Extensão: a insociabilidade nas experiênc