Estratégias educativas e o brincar na educação infantil

Educative strategies and playing in child education

Autores

Palavras-chave:

Educação Infantil. Desenvolvimento Integral da Criança. Brincar. PCE.

Resumo

A educação infantil, como um lugar de possibilidades, promove uma educação que educa e um educar que cuida a partir de um espaço tomado de diferentes saberes e fazeres. As interações, as linguagens e as brincadeiras descritas nos documentos oficiais como as DCNEI (2010) bem como na BNCC (2017) indicam ações pedagógicas necessárias à promoção do desenvolvimento integral da criança. Dessa forma, a pesquisa em foco busca saber quais as contribuições dos conceitos didáticos do PCE para o desenvolvimento integral da criança em um Centro Municipal de Educação Infantil da Rede de Ensino de Caçador-SC. O objetivo geral consiste em apresentar brincadeiras como estratégias educativas para educação infantil pautado nos direitos de aprendizagem da criança. Por meio da pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, utilizou-se um roteiro de observação direta a partir dos conceitos didáticos do projeto criativo ecoformador a fim de coletar dados em cadernos de planejamento, práticas pedagógicas e em sites, IPA-Brasil e Território do Brincar. Como resultado da pesquisa apresentou-se brincadeiras como estratégias educativas para educação infantil pautada nos direitos de aprendizagem da criança.

Biografia do Autor

Emanuelle Martins de Souza, Uniarp

Professora de educação infantil na prefeitura municipal de Caçador, Santa Catarina. Mestranda em Educação pela Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP). 

Edia Aparecida Pacztuch, Uniarp

Professora de educação infantil, prefeitura municipal de Caçador, Santa Catarina. Mestranda em Educação pela Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP).

Vera Lúcia Simão, Uniarp

Doutora em Educação e Sociedade pela Universidade de Barcelona (UB).

Downloads

Publicado

2021-02-26

Como Citar

de Souza, E. M., Pacztuch, E. A., & Simão, V. L. (2021). Estratégias educativas e o brincar na educação infantil: Educative strategies and playing in child education. Revista Eletrônica Interações Sociais, 4(2), 95–110. Recuperado de https://periodicos.furg.br/reis/article/view/12257

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.