DEZ ANOS DE ANTROPOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA AMÉRICA LATINA
UMA ANÁLISE DAS REUNIÕES DE ANTROPOLOGIA DO MERCOSUL (RAM) ENTRE 2011 E 2019
DOI:
https://doi.org/10.14295/reis.v5i2.13707Palavras-chave:
Reunião de Antropologia do Mercosul, antropologia da educação, antropologia latino-americana, pesquisa educacionalResumo
O desenvolvimento da antropologia da educação na América Latina tem ocorrido de forma heterogênea nos diversos países da região, refletindo assim os desafios institucionais existentes em cada contexto. Soma-se a este cenário a intensificação da circulação de pesquisadores nas últimas décadas, o que tem sido consolidado através de eventos acadêmicos como o Congresso Latino Americano de Antropologia e a Reunião de Antropologia do Mercosul (RAM). Neste artigo proponho-me a analisar o debate sobre antropologia e educação nas últimas edições da RAM (2011-2019), destacando os grupos de trabalho nesta temática. Observou-se a continuidade desta discussão em todas as edições analisadas, destacando-se o debate sobre educação escolar indígena, assim como a presença constante de pesquisadores da Universidade de Buenos Aires.
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