Ten Years of Anthropology of Education in Latin America
an analysis of the Mercosur Anthropology Meetings (RAM) between 2011 and 2019
DOI:
https://doi.org/10.14295/reis.v5i2.13707Keywords:
Reunião de Antropologia do Mercosul, antropologia da educação, antropologia latino-americana, pesquisa educacionalAbstract
The development of the anthropology of education in Latin America has occurred in a heterogeneous way in the different countries of the region, thus reflecting the institutional challenges that exist in each context. Added to this scenario is the intensification of the circulation of researchers in recent decades, which has been consolidated through academic events such as the Latin American Anthropology Congress and the Mercosur Anthropology Meeting (MAM). In this article, I propose to analyze the debate on anthropology and education in the latest editions of MAM (2011-2019), highlighting the working groups on this topic. The continuity of this discussion was observed in all analyzed editions, highlighting the debate on indigenous school education and the constant presence of researchers from the University of Buenos Aires.
References
BATALLÁN, Graciela; NEUFELD, María Rosa. Número especial dedicado a Antropología y Educación. Cuadernos de antropología social, n. 47, p. 7-19, 2018.
EZPELETA, Justa; ROCKWELL, Elsie. Pesquisa participante. Cortez; Autores Associados, 1986.
GUSMÃO, Neusa Maria Mendes de. Antropologia e educação: origens de um diálogo. Cadernos Cedes, v. 18, p. 8-25, 1997
HIDALGO, Cecilia. 50 años de la antropología en Buenos Aires, 1958-2008. Relaciones de la Sociedad Argentina de Antropología, v. 33, 2008.
ISOLA, Nicolás José. Argentinos À brasileira. A circulação de antropólogos argentinos pelo Museu Nacional (PPGAS-MN/UFRJ). Mana, v. 24, p. 68-108, 2018.
JIMENO, Myriam; ARIAS, David. La enseñanza de antropólogos en Colombia: una antropología ciudadana. Alteridades, v. 21, n. 41, p. 27-44, 2011.
MELIÀ, Bartomeu. Antropólogos y antropología en el Paraguay. Horizontes Antropológicos, v. 3, n. 7, p. 24-35, 1997.
MISKOLCI, Richard; CAMPANA, Maximiliano. “Ideologia de gênero”: notas para a genealogia de um pânico moral contemporâneo. Sociedade e Estado, v. 32, p. 725-748, 2017.
OLIVEIRA, A. A Periferia na Periferia: sobre o lugar da Antropologia da Educação na Antropologia Latino-Americana. Universitas Humanística, v. 89, 2020, p. 1-11.
OLIVEIRA, Amurabi. Por que etnografia no sentido estrito e não estudos do tipo etnográfico em educação?. Revista da FAEEBA-Educação e Contemporaneidade, v. 22, n. 40, p. 69-81, 2013.
OLIVEIRA, Amurabi. Uma análise da antropologia da educação nas Reuniões Brasileiras de Antropologia (2000-2020). Educação e Pesquisa, v. 47, p. 1-15, 2021.
OLIVEIRA, Amurabi; BÚRIGO, Beatriz Demboski; BOIN, Felipe. A Antropologia, os Antropólogos e a Educação no Brasil. Revista Anthropológicas, v. 27, n. 1, P. 21-44, 2016.
OLIVEIRA, Amurabi; RÚA, Maximiliano. Formação de professores para o ensino de antropologia no Brasil e na Argentina. Perspectiva, v. 35, n. 1, p. 92-112, 2017.
PI HUGARTE, Renzo. Sobre la Antropología en el Uruguay. Horizontes antropológicos, v. 3, p. 36-61, 1997.
ROMERO, Óscar Armando Hernández. Hacia una antropología de la educación en América Latina desde la obra de Paulo Freire. Magistro, v. 4, n. 8, p. 19-32, 2010.
ROSISTOLATO, RPR. A liberdade dos etnógrafos em educação e seu mosaico interpretativo. Revista Contemporânea de Educação, v. 13, n. 26, p. 1-9, 2018.
SOUSA SANTOS, Boaventura. Estado e sociedade na semiperiferia do sistema mundial: o caso português. Análise social, v. 21, n. 87/88/89, p. 869-901, 1985.
VALENTE, Ana Lúcia EF. Usos e abusos da antropologia na pesquisa educacional. Pro-posições, v. 7, n. 2, p. 54-64, 1996.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A proposta de publicação observa e atende a Lei de Direito Autoral n. 9610/98, a Lei nº 5.805/72, bem como os Acordos e Tratados Internacionais de Direito Autoral em vigor no Brasil, quais sejam: Convenção de Berna para a Proteção de Obras Literárias e Artísticas (Decreto Nº 75.699, DE 6 DE MAIO DE 1975), Convenção Universal sobre o Direito de Autor (Decreto Nº 76.905, de 24 DE DEZEMBRO DE 1975), e a Convenção Interamericana sobre os Direitos de Autor em Obras Literárias, Científicas e Artísticas (Decreto Nº 26.675, DE 18 DE MAIO DE 1949).
Os direitos sobre as publicações nesta revista eletrônica pertencem ao(s) autor(es), com direitos de primeira publicação cedidos à Revista INTERAÇÕES SOCIAIS (REIS). Os artigos aqui publicados são de uso gratuito em aplicações educacionais e de pesquisa, sem fins comerciais e disponibilizados na Internet no site da revista.
Os autores assumem a responsabilidade de que os artigos submetidos à Revista INTERAÇÕES SOCIAIS não estão sendo submetidos a outra publicação e não foram publicados integralmente em outro periódico. Assumem ainda a responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre o(s) autor(es) eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria dos trabalhos publicados.