Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Eletrônica Interações Sociais?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

De acordo com suas políticas editorial e de seção, a Revista Eletrônica INTERAÇÕES SOCIAIS (REIS) aceita para publicação dois formatos básicos de manuscritos: os artigos (de tema livre ou direcionados à seção DOSSIÊ) e as resenhas.

Cada um desses modelos de manuscrito possui características de conteúdo, formato e dimensão que devem ser observadas pelos autores, fator que condiciona o recebimento dos trabalhos para a inserção no fluxo editorial e no processo de avaliação. Os autores devem prestar especial atenção às Normas de Formatação apresentadas nesta seção, bem como às Normas de Submissão e Declaração de Direito Autoral previstas nas seções seguintes, sob pena de não terem o texto analisado.

Normas de Formatação

 

Resenhas

  

  1. As resenhas podem apresentar dimensão de 3 e 8 páginas, consistindo numa análise crítica de obras publicadas recentemente (máximo quatro anos), especialmente livros e Teses de contribuição efetiva para a área das Ciências Sociais. Possuem como característica a indicação junto ao leitor quanto aos principais aspectos teóricos e empíricos do trabalho resenhado, bem como sua contribuição à área de interesse, sua justificativa social e científica e assim por diante; 
  2. Deverão ser apresentadas em folha tamanho A4, com margens superior e esquerda de 3 cm, inferior e direita de 2 cm, fonte Times New Roman, tamanho 12;
  3. O espaçamento entrelinhas é de 1,5 e o texto deve estar justificado;
  4. A referência completa do livro resenhado deve aparecer na parte superior do arquivo, justificado, especificando-se: Autor(es), título e subtítulo (se houver), local (cidade), editora, ano de publicação e número de páginas;
  5. A referência completa deve ser seguida, na linha logo abaixo e alinhado à direita, do nome completo do(s) autor(es) da resenha, devendo conter ainda, na primeira nota de rodapé, o vínculo institucional e e-mail dos mesmos;
  6. Os inícios dos parágrafos devem possuir tabulação de 1,25cm (1 TAB padrão);
  7. Citações diretas ou indiretas a trechos da obra resenhada devem ser complementadas apenas pela indicação da(s) página(s) correspondente(s); no caso de citações de outras obras deve-se seguir a mesma indicação das normas de artigos (ver próxima seção). A chamada às referências dos autores citados deve constar, se entre parênteses, em caixa alta seguida do ano de publicação e, se estiver no corpo do texto, em caixa baixa seguida do ano de publicação entre parênteses;
  8. As notas de rodapé deverão ser substantivas, e não bibliográficas, e dizem respeito a informações e/ou comentários complementares, sendo numeradas consecutivamente em números arábicos.
  9. Palavras estrangeiras ou destacadas devem estar em itálico;
  10. As referências bibliográficas devem constar ao final da resenha;

Artigos

  

  1. Os artigos devem ter extensão entre 15 (mínimo) e 25 (máximo) páginas, sendo inéditos e constituindo-se prioritariamente com base na apresentação de resultados de pesquisa empírica ou ainda pela elaboração de reflexões de cunho teórico, com centralidade temática para o campo das Ciências Sociais. 
  2. Os artigos devem estar na seguinte formatação: fonte Times New Roman, corpo 12, margem superior de 3 cm, inferior de 2cm, esquerda de 3 cm e direita de 2 cm, papel A4.
  3. O espaçamento entrelinhas é de 1,5 e o texto deve estar justificado;
  4. Gráficos e tabelas devem ser enviados, juntamente com o artigo, no programa no qual foram elaborados (Excel, etc.), citadas as fontes e indicadas as respectivas localizações no texto;
  5. A página inicial deve indicar: título do artigo em PORTUGÊS e INGLÊS (máximo 140 caracteres, com espaços), fonte Times New Roman, tamanho 14; nome do(s) autor(es) abaixo do título e indicação de vínculo institucional, formação e email (em nota de rodapé); resumo em PORTUGUÊS e INGLÊS (, com no máximo 1000 caracteres, com espaços);palavras chave em PORTUGUÊS e INGLÊS (de 3 à 5).
  6. O resumo deve estar formatado em fonte Times New Roman, tamanho 11, em espaço simples e justificado;
  7. Os subtítulos deverão estar formatados em fonte Times New Roman, tamanho 12, em negrito, sendo apenas a inicial em caixa alta e sem numeração. Título e subtítulos deverão estar alinhados à esquerda;
  8. Os inícios dos parágrafos devem possuir tabulação de 1,25cm (1 TAB padrão);
  9. Para citações bibliográficas de literatura no texto usar o sistema autor-data. As citações literais curtas (menos de 3 linhas) serão integradas no parágrafo, sendo colocadas entre aspas e seguidas pelo sobrenome do autor referido no texto, ano de publicação e página(s) do texto citado, tudo entre parênteses e separado por vírgulas. As citações de mais de 3 linhas serão destacadas do texto em parágrafo especial (4cm à direita da margem esquerda). Estas citações não devem estar em itálico nem entre aspas, devendo ser configuradas em espaço simples, em fonte 10, justificada.
  10. A chamada às referências do(s) autor(es) citado(s) deve constar, se entre parênteses, em caixa alta seguida do ano de publicação e se estiver no corpo do texto, em caixa baixa seguida do ano de publicação entre parênteses;
  11. Palavras estrangeiras ou destacadas devem estar em itálico;
  12. As notas de rodapé deverão ser substantivas, não bibliográficas, e dizem respeito a informações e/ou comentários complementares, sendo numeradas consecutivamente em números arábicos;
  13. As referências bibliográficas devem constar ao final do artigo, seguindo as normas para as referências bibliográficas que constam ao final dessas Diretrizes para Autores;

Normas para referências bibliográficas

As Referências devem ser digitadas em Fonte Times New Roman, tamanho 12, separadas por um parágrafo e conter entre linhas simples. Os modelos de referência para cada tipo de material bibliográfico são os que seguem:

1) Livros
WEBER, Max. Economia e Sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva. Brasília, Editora da Universidade de Brasília, 1994.


2) Capítulos de livro
GASKELL, George. Entrevistas individuais e grupais. In: GASKELL, George; BAUER, Martin (Orgs.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som – Um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2002. p. 64-89.

3) Artigos de periódicos impressos
IANNI, Octávio. A crise dos paradigmas na sociologia: problemas de explicação. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v. 5, n. 13, p. 1-17, 1989.

4) Artigo de periódicos on-line
DOMBROWSKI, Osmir. Poder local, Hegemonia e disputa: os conselhos municipais em pequenos municípios do interior. Revista de Sociologia e Política, Curitiba, v. 16, n. 30, p. 269-281, jun. 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-44782008000100016&script=sci_arttext. Acesso em: 29 set. 2011.

5) Artigos de Internet com autor
MARTINS, Eneida Valarini. A política de cotas e representação feminina na Câmara de Deputados. Brasília: Biblioteca Digital da Câmara de Deputados, 2007. Disponível em: http://bd.camara.gov.br. Acesso em: 15 jun. 2011.

6) Artigos de Internet sem autor
OBAMA pede suspensão de julgamentos em Guantánamo. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 21 jan. 2009. Disponível em: http://jbonline.terra.com.br/editoriais/cultura/. Acesso em: 21 jan. 2009.

7) Autor Entidade
PNUD. Relatório de Desenvolvimento Humano 2010. Disponível em: http://hdr.undp.org/een/reports/global/hdr2010/chapters/pt/. Acesso em: 04 abr. 2012. 

9) Teses, Dissertações e Trabalhos de Conclusão de Curso
CORRÊA, Norton. Sob o signo da ameaça: conflito, poder e feitiço nas religiões afro-brasileiras. 1998. 356 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais / Antropologia) – Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1998.

10) Trabalhos publicados em anais de eventos
GOMES, Wilson; AGGIO, Camilo. Campanhas Online: O percurso de formação das questões, problemas e configurações a partir da literatura produzida entre 1992 e 2009. In: SNSP – Seminário Nacional Sociologia e Política, 1., Curitiba, 2009.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Declaração de Direito Autoral

A proposta de publicação observa e atende a Lei de Direito Autoral n. 9610/98, a Lei nº 5.805/72, bem como os Acordos e Tratados Internacionais de Direito Autoral em vigor no Brasil, quais sejam: Convenção de Berna para a Proteção de Obras Literárias e Artísticas (Decreto Nº 75.699, DE 6 DE MAIO DE 1975), Convenção Universal sobre o Direito de Autor (Decreto Nº 76.905, de 24 DE DEZEMBRO DE 1975), e a Convenção Interamericana sobre os Direitos de Autor em Obras Literárias, Científicas e Artísticas (Decreto Nº 26.675, DE 18 DE MAIO DE 1949).

Os direitos sobre as publicações nesta revista eletrônica pertencem ao(s) autor(es), com direitos de primeira publicação cedidos à Revista INTERAÇÕES SOCIAIS (REIS). Os artigos aqui publicados são de uso gratuito em aplicações educacionais e de pesquisa, sem fins comerciais e disponibilizados na Internet no site da revista.

Os autores assumem a responsabilidade de que os artigos submetidos à Revista INTERAÇÕES SOCIAIS não estão sendo submetidos a outra publicação e não foram publicados integralmente em outro periódico. Assumem ainda a responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre o(s) autor(es) eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria dos trabalhos publicados.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.