DEZ ANOS DE ANTROPOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA AMÉRICA LATINA

UMA ANÁLISE DAS REUNIÕES DE ANTROPOLOGIA DO MERCOSUL (RAM) ENTRE 2011 E 2019

Auteurs-es

  • Amurabi Oliveira Universidade Federal de Santa Catarina

DOI :

https://doi.org/10.14295/reis.v5i2.13707

Mots-clés :

Reunião de Antropologia do Mercosul, antropologia da educação, antropologia latino-americana, pesquisa educacional

Résumé

O desenvolvimento da antropologia da educação na América Latina tem ocorrido de forma heterogênea nos diversos países da região, refletindo assim os desafios institucionais existentes em cada contexto. Soma-se a este cenário a intensificação da circulação de pesquisadores nas últimas décadas, o que tem sido consolidado através de eventos acadêmicos como o Congresso Latino Americano de Antropologia e a Reunião de Antropologia do Mercosul (RAM). Neste artigo proponho-me a analisar o debate sobre antropologia e educação nas últimas edições da RAM (2011-2019), destacando os grupos de trabalho nesta temática. Observou-se a continuidade desta discussão em todas as edições analisadas, destacando-se o debate sobre educação escolar indígena, assim como a presença constante de pesquisadores da Universidade de Buenos Aires.

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Publié-e

2022-12-13

Comment citer

Oliveira, A. (2022). DEZ ANOS DE ANTROPOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA AMÉRICA LATINA: UMA ANÁLISE DAS REUNIÕES DE ANTROPOLOGIA DO MERCOSUL (RAM) ENTRE 2011 E 2019. Revista Eletrônica Interações Sociais, 5(2). https://doi.org/10.14295/reis.v5i2.13707