ETNOGRAFIA NA EDUCAÇÃO

CONTRIBUIÇÕES METODOLÓGICAS NA COMPREENSÃO DA REALIDADE EDUCACIONAL

Autores

  • Anderson Vicente Silva Universidade de Pernambuco
  • Kalina Vanderlei Silva Universidade de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.14295/reis.v5i2.13732

Palavras-chave:

Etnografia, Educação, Diferenças, Antropologia

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar um diálogo entre a Educação e a metodologia de investigação antropológica, contribuindo para compreensão da diversidade sociocultural, que está cada vez mais visível nos processos educativos. Através de um levantamento da literatura sobre a etnografia e das experiências de observações participantes em Escolas da Região Metropolitana do Recife, buscar-se apresentar alguns pontos de discussão sobre a importância do método etnográfico para entender como a escola interpreta a diversidade como processo de formação e aprendizagem. A Antropologia tem um papel fundamental nesse diálogo com a Educação quando propõe debater as alteridades no contexto da dinâmica social. Diante disso, a etnografia como metodologia de pesquisa antropológica constitui uma ferramenta fundamental para docentes e gestores, que pretendem os significados construídos pelos grupos em contextos interacionais específicos.

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Publicado

2022-12-13

Como Citar

Silva, A. V., & Silva, K. V. (2022). ETNOGRAFIA NA EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES METODOLÓGICAS NA COMPREENSÃO DA REALIDADE EDUCACIONAL. Revista Eletrônica Interações Sociais, 5(2). https://doi.org/10.14295/reis.v5i2.13732