DESAFIOS DAS CATEGORIAS NA RELAÇÃO ENTRE DOIS CAMPOS DE CONHECIMENTO
A ANTROPOLOGIA E A EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.14295/reis.v5i2.13936Palavras-chave:
Antropologia, Educação, Categorias, América Latina, BrasilResumo
O presente texto discute os desafios presentes na construção de “pontes” entre duas áreas de conhecimento – a Antropologia e a Educação – a partir da análise de sete dossiês temáticos, produzidos entre 2010 e 2020, abrangendo estudos em contexto da América Latina e Brasil. Em pauta as categorias de análise próprias de cada campo e sua apreensão por parte de antropólogos e pesquisadores do campo educacional, bem como as potencialidades e os impasses que se revelam no conjunto dos dossiês. No caso particular aqui em debate, busca-se elucidar as categorias próprias da antropologia e, também as da educação, para colocá-las em relações possíveis de complementaridade, oposição ou alternância em pesquisas que tem a educação por referência central.
Palavras-Chave: Antropologia; Educação; Categorias; América Latina; Brasil
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