Saúde da população negra: um olhar para as comunidades quilombolas da região central de Porto Alegre

Autores

Palavras-chave:

Saúde da População Negra, Saúde Quilombola, Cuidado em Saúde

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar o impacto da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN) na experiência de cuidado dos profissionais de equipe de Estratégia de Saúde da Família (ESF) de uma unidade de saúde (localizada na região central de Porto Alegre) com as comunidades quilombolas localizadas em seu território de abrangência, Família Fidélix e Areal. A partir das entrevistas realizadas com os profissionais integrantes da equipe, constatou-se a ocorrência de diferenciação do processo de cuidado em saúde entre a Comunidade do Areal e Comunidade Família Fidélix, o que pode ter ligação com o processo de formação e reconhecimento dessas comunidades como remanescentes de quilombos. Também foi percebida a invisibilidade da problematização do racismo ao longo da formação inicial e continuada dos profissionais, dificultando um olhar sensível para a detecção da operação do racismo no cotidiano das comunidades e dos serviços de saúde.

Biografia do Autor

Carolina Pereira Montiel

Cientista Social pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), mestra em Saúde Coletiva pela mesma instituição. Pesquisadora na área de saúde e direitos reprodutivos, interseccionalidade de gênero e raça. Consultora na área de IST/HIV-Aids, educação permanente em saúde.

Laura Cecília López, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Antropóloga, Doutora em Antropologia. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais/ Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (UNISINOS).

Downloads

Publicado

2019-12-11

Como Citar

Montiel, C. P., & López, L. C. (2019). Saúde da população negra: um olhar para as comunidades quilombolas da região central de Porto Alegre. Revista Eletrônica Interações Sociais, 3(1), 57–71. Recuperado de https://periodicos.furg.br/reis/article/view/9211

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.