Saúde social: diversidade, inclusão, resiliência

Autores

Palavras-chave:

Saúde Social. Diversidade. Inclusão. Resiliência.

Resumo

Este artigo decorre da pesquisa sobre “Saúde social, diversidade, inclusão e resiliência”, implementada no Curso de Pós-Graduação em Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ, com apoio da Sub-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa e propõe-se a fundamentar argumentos que sustentem e consolidem a concepção ampla de saúde e seus fatores sociais, com atenção ao reconhecimento do valor sociocultural da diversidade, da inclusão e da resiliência. Reveem-se, então, na base teórica, aportes da exclusão, que fundamentam a sua compreensão como fator que traz prejuízos consideráveis à sociedade, constituindo-se, dessa forma, em “vírus sociais”. Como reação a esses “vírus”, considera-se a resiliência, enquanto atitude pessoal e social de enfrentamento e superação de traumas. Do ponto de vista metodológico, trata-se de um estudo argumentativo com base teórica e conceitual.

 

 

Biografia do Autor

MARY RANGEL, UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE e UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com aprofundamento de estudos em nível de Pós-Doutorado em Psicologia Social, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil; é Professora da Universidade Federal Fluminense/UFF, do Curso de Pós-Graduação  Stricto Sensu em Educação e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ, Curso de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Médicas. No Centro Universitário La Salle do Rio de Janeiro, é Editora da Revista Conhecimento & Diversidade.

TREYCE ELLEN SILVA GOULART, UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense. É Pesquisadora do Grupo Nós do Sul: Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Identidades, Currículos e Culturas.

Downloads

Publicado

2018-10-03

Como Citar

RANGEL, M., & GOULART, T. E. S. (2018). Saúde social: diversidade, inclusão, resiliência. Revista Eletrônica Interações Sociais, 2(1), 87–100. Recuperado de https://periodicos.furg.br/reis/article/view/8121

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.