Saúde social: diversidade, inclusão, resiliência
Palavras-chave:
Saúde Social. Diversidade. Inclusão. Resiliência.Resumo
Este artigo decorre da pesquisa sobre “Saúde social, diversidade, inclusão e resiliência”, implementada no Curso de Pós-Graduação em Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ, com apoio da Sub-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa e propõe-se a fundamentar argumentos que sustentem e consolidem a concepção ampla de saúde e seus fatores sociais, com atenção ao reconhecimento do valor sociocultural da diversidade, da inclusão e da resiliência. Reveem-se, então, na base teórica, aportes da exclusão, que fundamentam a sua compreensão como fator que traz prejuízos consideráveis à sociedade, constituindo-se, dessa forma, em “vírus sociais”. Como reação a esses “vírus”, considera-se a resiliência, enquanto atitude pessoal e social de enfrentamento e superação de traumas. Do ponto de vista metodológico, trata-se de um estudo argumentativo com base teórica e conceitual.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A proposta de publicação observa e atende a Lei de Direito Autoral n. 9610/98, a Lei nº 5.805/72, bem como os Acordos e Tratados Internacionais de Direito Autoral em vigor no Brasil, quais sejam: Convenção de Berna para a Proteção de Obras Literárias e Artísticas (Decreto Nº 75.699, DE 6 DE MAIO DE 1975), Convenção Universal sobre o Direito de Autor (Decreto Nº 76.905, de 24 DE DEZEMBRO DE 1975), e a Convenção Interamericana sobre os Direitos de Autor em Obras Literárias, Científicas e Artísticas (Decreto Nº 26.675, DE 18 DE MAIO DE 1949).
Os direitos sobre as publicações nesta revista eletrônica pertencem ao(s) autor(es), com direitos de primeira publicação cedidos à Revista INTERAÇÕES SOCIAIS (REIS). Os artigos aqui publicados são de uso gratuito em aplicações educacionais e de pesquisa, sem fins comerciais e disponibilizados na Internet no site da revista.
Os autores assumem a responsabilidade de que os artigos submetidos à Revista INTERAÇÕES SOCIAIS não estão sendo submetidos a outra publicação e não foram publicados integralmente em outro periódico. Assumem ainda a responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre o(s) autor(es) eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria dos trabalhos publicados.