Impactos da ascensão dos movimentos de extrema-direita sobre os Direitos Humanos no contexto do Brasil: uma proposta de matriz de análise

Autores

  • Denise Osório Severo Universidade de Brasilia (UNB)

Palavras-chave:

movimentos de extrema-direita, direitos humanos, matriz de análise,

Resumo

Após a ascensão da extrema-direita ao poder no Brasil, a sociedade imergiu em uma atmosfera progressivamente tóxica. Cristalizaram-se os discursos de ódio, a intolerância, o negacionismo e a interferência da religião nas políticas de Estado, sinalizando expressiva ampliação da violência, real e simbólica, contra as minorias, bem como a violação de direitos humanos. Este artigo visa refletir sobre uma proposta de matriz de análise dos impactos do ascenso da extrema direita sobre os direitos humanos no contexto do Brasil. Para tanto, introduz aspectos teóricos relacionados a algumas razões macro-politicas da ascensão, em especial o estágio de acumulação do capital, a religião e as fake news, seguida da apresentação e discussão da matriz com suas respectivas categorias destinadas à identificação e dimensionamento dos  referidos impactos.

Biografia do Autor

Denise Osório Severo, Universidade de Brasilia (UNB)

Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília (UNB). Professora Adjunta do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade de Brasília (UNB).

Downloads

Publicado

2020-11-25