Caminhos epistemológicos para uma educação Amefricana e Aquilombada

Autores

  • Diônvera Coelho da Silva Universidade Federal de Pelotas
  • Giovana Pontes Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.14295/reis.v6i1.14829

Palavras-chave:

Epistemologia, Decolonialidade, Educação, Amefricanidade, Quilombismo.

Resumo

Este artigo visa promover uma discussão teórica sobre as epistemologias decoloniais e seus atravessamentos políticos e históricos para a educação. Desta forma consideramos a importância da  Lei N° 10639/2003, entendemos que ela é fundamental para a construção de uma educação Amefricana e Aquilombada. Deste modo, traçamos  um histórico sobre a produção do conhecimento em diferentes idades das ciências humanas, e identificamos os resquícios epistemológicos que cada período prescindiu para a sociedade. Na sequência, aprofundamos a discussão em torno da perspectiva decolonial a partir de diferentes intelectuais, buscamos assim, compreender de que forma as as epistemologias decoloniais orientam  o desenvolvimento da ciência. Por fim, indicamos os caminhos possíveis em torno de uma pedagogia centrada na Amefricanidade e no Quilombismo. Apostamos nessas perspectivas como potentes para orientar as práticas de ensino promovendo assim, a aplicação  da lei N° 10639/2003 nas escolas. 

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Publicado

2023-10-02

Como Citar

Coelho da Silva, D. ., & Pontes, G. (2023). Caminhos epistemológicos para uma educação Amefricana e Aquilombada. Revista Eletrônica Interações Sociais, 6(1), 29–45. https://doi.org/10.14295/reis.v6i1.14829