Estratégias educativas e o brincar na educação infantil
Educative strategies and playing in child education
Palavras-chave:
Educação Infantil. Desenvolvimento Integral da Criança. Brincar. PCE.Resumo
A educação infantil, como um lugar de possibilidades, promove uma educação que educa e um educar que cuida a partir de um espaço tomado de diferentes saberes e fazeres. As interações, as linguagens e as brincadeiras descritas nos documentos oficiais como as DCNEI (2010) bem como na BNCC (2017) indicam ações pedagógicas necessárias à promoção do desenvolvimento integral da criança. Dessa forma, a pesquisa em foco busca saber quais as contribuições dos conceitos didáticos do PCE para o desenvolvimento integral da criança em um Centro Municipal de Educação Infantil da Rede de Ensino de Caçador-SC. O objetivo geral consiste em apresentar brincadeiras como estratégias educativas para educação infantil pautado nos direitos de aprendizagem da criança. Por meio da pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, utilizou-se um roteiro de observação direta a partir dos conceitos didáticos do projeto criativo ecoformador a fim de coletar dados em cadernos de planejamento, práticas pedagógicas e em sites, IPA-Brasil e Território do Brincar. Como resultado da pesquisa apresentou-se brincadeiras como estratégias educativas para educação infantil pautada nos direitos de aprendizagem da criança.
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