Estratégias educativas e o brincar na educação infantil
Educative strategies and playing in child education
Palabras clave:
Educação Infantil. Desenvolvimento Integral da Criança. Brincar. PCE.Resumen
A educação infantil, como um lugar de possibilidades, promove uma educação que educa e um educar que cuida a partir de um espaço tomado de diferentes saberes e fazeres. As interações, as linguagens e as brincadeiras descritas nos documentos oficiais como as DCNEI (2010) bem como na BNCC (2017) indicam ações pedagógicas necessárias à promoção do desenvolvimento integral da criança. Dessa forma, a pesquisa em foco busca saber quais as contribuições dos conceitos didáticos do PCE para o desenvolvimento integral da criança em um Centro Municipal de Educação Infantil da Rede de Ensino de Caçador-SC. O objetivo geral consiste em apresentar brincadeiras como estratégias educativas para educação infantil pautado nos direitos de aprendizagem da criança. Por meio da pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, utilizou-se um roteiro de observação direta a partir dos conceitos didáticos do projeto criativo ecoformador a fim de coletar dados em cadernos de planejamento, práticas pedagógicas e em sites, IPA-Brasil e Território do Brincar. Como resultado da pesquisa apresentou-se brincadeiras como estratégias educativas para educação infantil pautada nos direitos de aprendizagem da criança.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Revista Eletrônica Interações Sociais
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
A proposta de publicação observa e atende a Lei de Direito Autoral n. 9610/98, a Lei nº 5.805/72, bem como os Acordos e Tratados Internacionais de Direito Autoral em vigor no Brasil, quais sejam: Convenção de Berna para a Proteção de Obras Literárias e Artísticas (Decreto Nº 75.699, DE 6 DE MAIO DE 1975), Convenção Universal sobre o Direito de Autor (Decreto Nº 76.905, de 24 DE DEZEMBRO DE 1975), e a Convenção Interamericana sobre os Direitos de Autor em Obras Literárias, Científicas e Artísticas (Decreto Nº 26.675, DE 18 DE MAIO DE 1949).
Os direitos sobre as publicações nesta revista eletrônica pertencem ao(s) autor(es), com direitos de primeira publicação cedidos à Revista INTERAÇÕES SOCIAIS (REIS). Os artigos aqui publicados são de uso gratuito em aplicações educacionais e de pesquisa, sem fins comerciais e disponibilizados na Internet no site da revista.
Os autores assumem a responsabilidade de que os artigos submetidos à Revista INTERAÇÕES SOCIAIS não estão sendo submetidos a outra publicação e não foram publicados integralmente em outro periódico. Assumem ainda a responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre o(s) autor(es) eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria dos trabalhos publicados.