Produções estéticas da capoeira: reflexões acerca da prática mercadorizada
Palavras-chave:
Capoeira, Estética, MercadoResumo
Este trabalho tem por objetivo refletir sobre as produções estéticas decorrentes do processo de mercadorização da capoeira. Portanto, consideramos que a capoeira transforma-se para adaptar-se às necessidades que são produzidas na sociedade. As mudanças acontecem para atender as exigências do mercado de consumo cada vez mais voltado às satisfações não só dos praticantes, mas também de seus espectadores. Assim, revela-se uma dinâmica estética caracterizada pela supervalorização dos movimentos acrobáticos. Nesse contexto, apontamos que esta prática corporal mercadorizada pode estar se afastando de sua fundamentação centralizada na satisfação do capoeirista, com início e fim em si mesma, já que prioriza o olhar espectador. O que apontamos é que cada vez mais esse processo se torna naturalizado e, portanto, necessário de reflexão no que se refere a prática que produzem ou reproduzem os capoeiristas.Downloads
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Publicado
19-07-2016
Como Citar
Martins, D. G., & da Silveira, R. (2016). Produções estéticas da capoeira: reflexões acerca da prática mercadorizada. Revista Didática Sistêmica, 17(1), 264–275. Recuperado de https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5926
Edição
Seção
Artigo - GTT Recreação/Lazer