Produções estéticas da capoeira: reflexões acerca da prática mercadorizada

Daiane Grillo Martins, Raquel da Silveira

Resumo


Este trabalho tem por objetivo refletir sobre as produções estéticas decorrentes do processo de mercadorização da capoeira. Portanto, consideramos que a capoeira transforma-se para adaptar-se às necessidades que são produzidas na sociedade. As mudanças acontecem para atender as exigências do mercado de consumo cada vez mais voltado às satisfações não só dos praticantes, mas também de seus espectadores. Assim, revela-se uma dinâmica estética caracterizada pela supervalorização dos movimentos acrobáticos. Nesse contexto, apontamos que esta prática corporal mercadorizada pode estar se afastando de sua fundamentação centralizada na satisfação do capoeirista, com início e fim em si mesma, já que prioriza o olhar espectador. O que apontamos é que cada vez mais esse processo se torna naturalizado e, portanto, necessário de reflexão no que se refere a prática que produzem ou reproduzem os capoeiristas.

Palavras-chave


Capoeira; Estética; Mercado

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REDSIS-Revista Didática Sistêmica, ISSN 1809-3108, Rio Grande-RS, Brasil. revdidaticasistemica@furg.br

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