<b>Pedagogia da mandinga*: a capoeira como expressão de liberdade no currículo escolar e no mundo da rua</b>

Autores

  • Sinval Farina

Palavras-chave:

Capoeira. Escola. Meninos em situação de rua. Multiculturalismo.

Resumo

Este artigo trata do tema capoeira e cultura negra nos ambientes da escola pública de periferia e entre meninos e/ou meninas em situação de rua. A partir de uma pesquisa do tipo etnográfica examinou-se as referidas populações e ambientes no sentido de buscar inscrições corporais oriundas da cultura negra e popular expressas nos movimentos dos mesmos. Com isso objetiva-se contribuir com a reflexão sobre o currículo escolar no sentido da superação do padrão eurocêntrico. Ao mesmo tempo indica-se possibilidades práticas já experimentadas de construção de um currículo multicultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sinval Farina

Mestre em Educação pela UFPEL e Professor substituto do Curso de Educação Física..

Downloads

Publicado

2011-12-30

Como Citar

Farina, S. (2011). &lt;b&gt;Pedagogia da mandinga*: a capoeira como expressão de liberdade no currículo escolar e no mundo da rua&lt;/b&gt;. Revista Didática Sistêmica, 13(2), 94–106. Recuperado de https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/2342

Edição

Seção

Artigos