<b>Pedagogia da mandinga*: a capoeira como expressão de liberdade no currículo escolar e no mundo da rua</b>
Palabras clave:
Capoeira. Escola. Meninos em situação de rua. Multiculturalismo.Resumen
Este artigo trata do tema capoeira e cultura negra nos ambientes da escola pública de periferia e entre meninos e/ou meninas em situação de rua. A partir de uma pesquisa do tipo etnográfica examinou-se as referidas populações e ambientes no sentido de buscar inscrições corporais oriundas da cultura negra e popular expressas nos movimentos dos mesmos. Com isso objetiva-se contribuir com a reflexão sobre o currículo escolar no sentido da superação do padrão eurocêntrico. Ao mesmo tempo indica-se possibilidades práticas já experimentadas de construção de um currículo multicultural.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2011-12-30
Cómo citar
Farina, S. (2011). <b>Pedagogia da mandinga*: a capoeira como expressão de liberdade no currículo escolar e no mundo da rua</b>. Revista Didática Sistêmica, 13(2), 94–106. Recuperado a partir de https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/2342
Número
Sección
Artigos de Fluxo Contínuo




