Sobre proposições acerca da educação e produção de modos de vida através do esporte

Autores

  • Pedro Bersch da Cruz Universidade Federal do Rio Grande, FURG. Rio Grande/RS
  • Luiz Felipe Alcantara Hecktheur Universidade Federal do Rio Grande, FURG. Rio Grande/RS

Palavras-chave:

Esporte, Educação Física, Projetos sociais esportivos

Resumo

O texto trata de apresentar resultados de uma operação de investigação histórica bibliográfica, oriunda de uma pesquisa de mestrado em andamento no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande. Seu objetivo é demonstrar o modo como temos observado um discurso salvacionista educacional em torno do esporte e as condições de possibilidade que tornaram possível a materialização dessa ordem discursiva em meio a práticas educacionais. Quanto às questões de método, foram levadas em conta as considerações do referencial foucaultiano no que se refere ao trato genealógico com a história, lançando mão de fontes heterogêneas de dados para demonstrar as práticas que pensamos terem tornado possível a emergência deste discurso educacional esportivo na contemporaneidade. São apontados como resultados a recorrência que aponta o esporte como “meio privilegiado para a educação” em alguns períodos históricos, além da “mutação” nestes discursos propositivos, alinhada com a política econômica neoliberal contemporânea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Bersch da Cruz, Universidade Federal do Rio Grande, FURG. Rio Grande/RS

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande (PPGEDUFURG)

Luiz Felipe Alcantara Hecktheur, Universidade Federal do Rio Grande, FURG. Rio Grande/RS

Docente do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, do curso de Licenciatura em Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU-FURG)

Downloads

Publicado

2016-07-19

Como Citar

Cruz, P. B. da, & Hecktheur, L. F. A. (2016). Sobre proposições acerca da educação e produção de modos de vida através do esporte. Revista Didática Sistêmica, 17(1), 187–200. Recuperado de https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5915

Edição

Seção

Artigo - GTT Escola