Sobre proposições acerca da educação e produção de modos de vida através do esporte

Pedro Bersch da Cruz, Luiz Felipe Alcantara Hecktheur

Resumo


O texto trata de apresentar resultados de uma operação de investigação histórica bibliográfica, oriunda de uma pesquisa de mestrado em andamento no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande. Seu objetivo é demonstrar o modo como temos observado um discurso salvacionista educacional em torno do esporte e as condições de possibilidade que tornaram possível a materialização dessa ordem discursiva em meio a práticas educacionais. Quanto às questões de método, foram levadas em conta as considerações do referencial foucaultiano no que se refere ao trato genealógico com a história, lançando mão de fontes heterogêneas de dados para demonstrar as práticas que pensamos terem tornado possível a emergência deste discurso educacional esportivo na
contemporaneidade. São apontados como resultados a recorrência que aponta o esporte como “meio privilegiado para a educação” em alguns períodos históricos, além da “mutação” nestes discursos propositivos, alinhada com a política econômica neoliberal contemporânea.

Palavras-chave


Esporte; Educação Física; Projetos sociais esportivos

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REDSIS-Revista Didática Sistêmica, ISSN 1809-3108, Rio Grande-RS, Brasil. revdidaticasistemica@furg.br

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