O ensino interdisciplinar na Área da Saúde: perspectivas para a formação e a atuação multiprofissional

Autores

  • Pauline Brendler Goettems Fiorin UNIJUÍ
  • Bethânia Salamoni UFCSPA
  • Gabriela Almeida Motta UFCSPA
  • Fernanda Giesel Baldissera UFCSPA
  • Izabel Cristina Bruno Bacellar Zaneti UFCSPA
  • Cleidilene Ramos Magalhães UFCSPA

Palavras-chave:

Ensino superior. Profissional da saúde. Equipe interdisciplinar de saúde.

Resumo

Um dos maiores desafios atuais do Ensino Superior refere-se ao compromisso com a formação de profissionais capacitados por meio de propostas inovadoras de formação. Este artigo desenvolve uma revisão bibliográfica narrativa, de caráter exploratório, apropriada para descrever e discutir o assunto em questão: “Ensino Interdisciplinar na área da Saúde”. O profissional de saúde deve adequar-se à realidade e estar preparado para lidar com as mudanças enfrentadas pelo setor da saúde, sendo imprescindível a atuação das universidades neste contexto, proporcionando aos alunos o trabalho colaborativo entre os cursos da saúde. O desenvolvimento da interdisciplinaridade proporciona compreensão da inter-relação entre as áreas profissionais com toda sua complexidade e pluralidade. Contudo, muitas são as fragilidades apontadas e os desafios a serem vencidos para a educação interdisciplinar na área da saúde, uma vez que o ensino tradicional desfragmentado e desarticulado ainda encontra-se fortemente presente na educação atual.

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Publicado

2015-12-09

Como Citar

Goettems Fiorin, P. B., Salamoni, B., Motta, G. A., Baldissera, F. G., Zaneti, I. C. B. B., & Magalhães, C. R. (2015). O ensino interdisciplinar na Área da Saúde: perspectivas para a formação e a atuação multiprofissional. Revista Didática Sistêmica, 16(2), 30–43. Recuperado de https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/4551

Edição

Seção

Artigos