O ensino interdisciplinar na Área da Saúde: perspectivas para a formação e a atuação multiprofissional

Pauline Brendler Goettems Fiorin, Bethânia Salamoni, Gabriela Almeida Motta, Fernanda Giesel Baldissera, Izabel Cristina Bruno Bacellar Zaneti, Cleidilene Ramos Magalhães

Resumo


Um dos maiores desafios atuais do Ensino Superior refere-se ao compromisso com a formação de profissionais capacitados por meio de propostas inovadoras de formação. Este artigo desenvolve uma revisão bibliográfica narrativa, de caráter exploratório, apropriada para descrever e discutir o assunto em questão: “Ensino Interdisciplinar na área da Saúde”. O profissional de saúde deve adequar-se à realidade e estar preparado para lidar com as mudanças enfrentadas pelo setor da saúde, sendo imprescindível a atuação das universidades neste contexto, proporcionando aos alunos o trabalho colaborativo entre os cursos da saúde. O desenvolvimento da interdisciplinaridade proporciona compreensão da inter-relação entre as áreas profissionais com toda sua complexidade e pluralidade. Contudo, muitas são as fragilidades apontadas e os desafios a serem vencidos para a educação interdisciplinar na área da saúde, uma vez que o ensino tradicional desfragmentado e desarticulado ainda encontra-se fortemente presente na educação atual.

Palavras-chave


Ensino superior. Profissional da saúde. Equipe interdisciplinar de saúde.

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REDSIS -Revista Didática Sistêmica,ISSN 1809-3108, Rio Grande/RS, Brasil. revdidaticasistemica@furg.br