<b>O Conceito de saúde: Um ensaio sobre implicações no campo da Educação Física</b>

Autores

  • Evelize Dorneles Minuzzi Universidade Federal de Pelotas, UFPel
  • Everson Zaykowski Amaral Universidade Federal de Pelotas, UFPel

Palavras-chave:

Saúde. Educação Física. Epistemologia.

Resumo

O presente ensaio objetiva mostrar alguns tensionamentos sobre o conceito de saúde e seus diferentes usos no campo da Educação Física. De início traçamos um entendimento sobre o que significa um conceito. Levantamos alguns pontos estruturais bem como diferentes entendimentos sobre o conceito de saúde. Por fim propomos algumas premissas que concluímos serem fundamentais para um debate crítico e socialmente justo sobre a saúde e sua relação com a Educação Física.

Downloads

Biografia do Autor

Evelize Dorneles Minuzzi, Universidade Federal de Pelotas, UFPel

Mestranda do programa de Educação Física pela UFPel, na área de ciências sociais e humanas,na linha de pesquisa memória, cultura e sociedade no ano de 2011.Bolsista CAPES do Curso de Mestrado em Educação Física (UFPel). Especialista em Educação Física Escolar -PPGCMH-pelo Centro de Educação Fisica e Desportos (CEFD) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM - RS) no ano de 2010. Licenciada em Educação Física pelo Centro de Educação Fisica e Desportos (CEFD) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM - RS) no ano de 2008. Integrante do Grupo de Pesquisa em Lazer e formação Continuada de Professores (GPELF), onde colaborei com as pesquisas: DIAGNÓSTICO DAS MANIFESTAÇÕES DE ESPORTE E LAZER DA REGIÃO CENTRAL DO RS vinculado a Rede Cedes, LAZER NA UNIVERSIDADE, PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA: ACÕES ENTRE O CEFD - UFSM E OS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA QUARTA-COLÔNIA, DANÇA DE SALÃO ENQUANTO AÇÃO DE LAZER NA UFSM.

Everson Zaykowski Amaral, Universidade Federal de Pelotas, UFPel

Mestrandodo programa de Educação Física pela UFPel, na área de ciências sociais e humanas,na linha de formação, trabalho e escola no ano de 2011

Downloads

Publicado

17-09-2012

Como Citar

Minuzzi, E. D., & Amaral, E. Z. (2012). <b>O Conceito de saúde: Um ensaio sobre implicações no campo da Educação Física</b>. Revista Didática Sistêmica, 27–38. Recuperado de https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/2742

Edição

Seção

Artigos de Fluxo Contínuo