O PORTFÓLIO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS A UM INSTRUMENTO AVALIATIVO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/rds.v22i1.11639

Palavras-chave:

Avaliação, Formação de professores, Portfólio

Resumo

Esta pesquisa qualitativa e bibliográfica discute a formação de professores a partir de referenciais teóricos relacionados a práticas avaliativas mediadas pelo portfólio. Os dados empíricos foram obtidos em quatro periódicos da área da Educação, nove artigos, inferidos pela Análise Conteúdo, na qual emergiram as categorias: protagonismo discente, o feedback, a autoavaliação e a capacidade reflexiva. Constatou-se que o portfólio se caracteriza como uma ferramenta de avaliação formativa, que proporciona o fortalecimento do vínculo da relação professor-estudante e aluno-aluno. Por fim, recomenda-se sua implantação nas licenciaturas, pois permite aos acadêmicos o acompanhamento ativo do processo de ensino e aprendizagem, estimulando a reflexão, o pensamento crítico e a autoavaliação

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Publicado

05-02-2021

Como Citar

Krause Bierhalz, C. D., Mena, L. P., & Stoll, V. G. (2021). O PORTFÓLIO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS A UM INSTRUMENTO AVALIATIVO. Revista Didática Sistêmica, 22(1), 9–17. https://doi.org/10.14295/rds.v22i1.11639

Edição

Seção

Dossiê Linguagens, Inclusão e Tecnologias: Perspectivas de Governamento na Contemporaneidade

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