Saberes mobilizados no desenvolvimento das habilidades motoras básicas na eduacação física escolar

Flávia Marchi Nascimento, Leontine Lima dos Santos, Daniélle Müller de Andrade, Fabiana Celente Montiel, Mariângela da Rosa Afonso, Suzete Chiviacowsky

Resumo


O estudo pretendeu examinar as práticas metodológicas e os saberes mobilizados para o desenvolvimento das habilidades motoras básicas em alunos de 1º ano do Ensino Fundamental.
Participaram deste, cinco escolas privadas, da cidade de Pelotas-RS. Como metodologia utilizouse observações assistemáticas das aulas de Educação Física e uma entrevista semi-estruturada com os professores. Os resultados demonstraram que os docentes apóiam-se prioritariamente em
saberes práticos, mas em muitos momentos desvinculados de atualizações e reflexões diante das práticas cotidianas. Salienta-se a importância de um professor atuante, reflexivo e que contribua
na aproximação entre teoria e prática durante suas ações pedagógicas.

Palavras-chave


Habilidades motoras. Saberes docentes. Educação física. Escola.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14295/rds.v11i0.1758

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


REDSIS-Revista Didática Sistêmica, ISSN 1809-3108, Rio Grande-RS, Brasil. revdidaticasistemica@furg.br

PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ