EXTENSÃO E UNIVERSIDADE

UM OLHAR DO SEU PAPEL PELA VOZ DA COMUNIDADE

Autores

  • Mateus De Paula Borges Universidade Federal de Pelotas
  • Clara Zillig Echenique Universidade Federal de Pelotas
  • Marcos Jordânio Pereira Feitosa Lima Universidade Federal de Pelotas
  • Luca Schuler Cavalli Universidade Federal de Pelotas
  • Mariangela da Rosa Afonso Universidade Federal de Pelotas
  • José Antonio Bicca Ribeiro Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.14295/rds.v23i2.13604

Resumo

Este estudo descritivo de natureza qualitativa teve o objetivo de analisar a percepção de usuários dos projetos de extensão sobre aspectos organizacionais, pedagógicos e formativos de cada um deles. Os 13 projetos que compuseram o lócus de pesquisa eram vinculados à Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas no ano de 2019. A partir da seleção dos projetos, foi aplicado aos usuários um questionário composto por 20 afirmações positivas e negativas seguidas de uma escala likert. Após a análise dos resultados ficou evidenciado que a maior parte dos sujeitos avalia os projetos de forma satisfatória e compreendem que as relações estabelecidas nesses contextos são benéficas para potencializar a interação com os estudantes e influenciam positivamente na formação profissional. Entretanto, apesar dos projetos atenderem as necessidades dos usuários, ainda poderia haver uma maior oferta e divulgação dos projetos para a comunidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mateus De Paula Borges, Universidade Federal de Pelotas

Graduando do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Pelotas (ESEF/UFPel). Bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET/ESEF).

Clara Zillig Echenique, Universidade Federal de Pelotas

Graduanda do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Pelotas (ESEF/UFPel). Bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET/ESEF).

Marcos Jordânio Pereira Feitosa Lima, Universidade Federal de Pelotas

Graduando do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Pelotas (ESEF/UFPel). Bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET/ESEF).

Luca Schuler Cavalli, Universidade Federal de Pelotas

Graduando do curso de Bacharelado em Educação Física da Universidade Federal de Pelotas (ESEF/UFPel). Bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET/ESEF).

Mariangela da Rosa Afonso, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Educação. Docente dos cursos de graduação e pós-graduação em Educação Física da Universidade Federal de Pelotas (ESEF/UFPel).

José Antonio Bicca Ribeiro, Universidade Federal de Pelotas

Doutor em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Pelotas.

Downloads

Publicado

12-05-2022

Como Citar

Borges, M. D. P. ., Echenique, C. Z. ., Lima, M. J. P. F., Cavalli, L. S. ., Afonso, M. da R. ., & Ribeiro, J. A. B. (2022). EXTENSÃO E UNIVERSIDADE: UM OLHAR DO SEU PAPEL PELA VOZ DA COMUNIDADE. Revista Didática Sistêmica, 23(2), 221–235. https://doi.org/10.14295/rds.v23i2.13604