EXTENSÃO E UNIVERSIDADE

UM OLHAR DO SEU PAPEL PELA VOZ DA COMUNIDADE

Authors

  • Mateus De Paula Borges Universidade Federal de Pelotas
  • Clara Zillig Echenique Universidade Federal de Pelotas
  • Marcos Jordânio Pereira Feitosa Lima Universidade Federal de Pelotas
  • Luca Schuler Cavalli Universidade Federal de Pelotas
  • Mariangela da Rosa Afonso Universidade Federal de Pelotas
  • José Antonio Bicca Ribeiro Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.14295/rds.v23i2.13604

Abstract

Este estudo descritivo de natureza qualitativa teve o objetivo de analisar a percepção de usuários dos projetos de extensão sobre aspectos organizacionais, pedagógicos e formativos de cada um deles. Os 13 projetos que compuseram o lócus de pesquisa eram vinculados à Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas no ano de 2019. A partir da seleção dos projetos, foi aplicado aos usuários um questionário composto por 20 afirmações positivas e negativas seguidas de uma escala likert. Após a análise dos resultados ficou evidenciado que a maior parte dos sujeitos avalia os projetos de forma satisfatória e compreendem que as relações estabelecidas nesses contextos são benéficas para potencializar a interação com os estudantes e influenciam positivamente na formação profissional. Entretanto, apesar dos projetos atenderem as necessidades dos usuários, ainda poderia haver uma maior oferta e divulgação dos projetos para a comunidade.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Mateus De Paula Borges, Universidade Federal de Pelotas

Graduando do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Pelotas (ESEF/UFPel). Bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET/ESEF).

Clara Zillig Echenique, Universidade Federal de Pelotas

Graduanda do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Pelotas (ESEF/UFPel). Bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET/ESEF).

Marcos Jordânio Pereira Feitosa Lima, Universidade Federal de Pelotas

Graduando do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Pelotas (ESEF/UFPel). Bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET/ESEF).

Luca Schuler Cavalli, Universidade Federal de Pelotas

Graduando do curso de Bacharelado em Educação Física da Universidade Federal de Pelotas (ESEF/UFPel). Bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET/ESEF).

Mariangela da Rosa Afonso, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Educação. Docente dos cursos de graduação e pós-graduação em Educação Física da Universidade Federal de Pelotas (ESEF/UFPel).

José Antonio Bicca Ribeiro, Universidade Federal de Pelotas

Doutor em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Pelotas.

Published

2022-05-12

How to Cite

Borges, M. D. P. ., Echenique, C. Z. ., Lima, M. J. P. F., Cavalli, L. S. ., Afonso, M. da R. ., & Ribeiro, J. A. B. (2022). EXTENSÃO E UNIVERSIDADE: UM OLHAR DO SEU PAPEL PELA VOZ DA COMUNIDADE. Revista Didática Sistêmica, 23(2), 221–235. https://doi.org/10.14295/rds.v23i2.13604